Resumo
A preocupação deste ensaio é com a educação do campo, considerando o tempo e o espaço das escolas para compreender os processos educativos e de gestão que nelas ocorrem. Analisa processos de gestão democrática que ocorrem nas escolas do campo, compreendendo a educação do campo a partir de suas singularidades. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização consta o percurso metodológico, breve histórico e constituição da educação do campo, a gestão democrática na prática escolar e na educação do campo: o tempo e espaço nesta modalidade de ensino, assim como as considerações finais. Estes pontos indicam que tornar a prática da gestão democrática nas escolas do campo, significa aproximar aspectos escolares dos sociais e culturais do sujeito camponês, com participação, reconhecendo sua imensidão e especificidade.
Referências
ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Licenciatura em Educação do Campo: histórico e projeto político-pedagógico. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves. (orgs.). Educação do campo: desafios para a formação de professores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011
ARELARO, Lisete Regina Gomes. Gestão Educacional. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário de Educação do Campo. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Ed. Expressão Popular. 2012
ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaodocampo/edbasicapopular.pdf. Acesso em: 28 out. 2020
ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf. Acesso em: 29 out. 2020
BAVARESCO, Paulo Ricardo; RAUBER, Vanessa Daiane. Educação do campo: uma trajetória de lutas e conquistas. Unoesc & Ciência - ACHS, v. 5, n. 1, p. 83-92, 2014. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/issue/view/154. Acesso em: 29 out. 2020
BEGNAMI, João Batista; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Gestão democrática na Educação do Campo: a organicidade como possibilidade de protagonismo dos estudantes. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. e6139, 2 set. 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/6139. Acesso em: 29 out. 2020
BORBA, Amandia Maria de. A metodologia pertinente ao estudo da identidade de professores na prática da avaliação escolar. Contrapontos. Itajaí, v. 1, n. 1, jan/jun de 2001. Disponível em: https://siaiap32.univali.br//seer/index.php/rc/article/viewFile/31/28. Acesso em: 26 jun. 2020
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 out. 2020
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Resolução nº2/2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf. Acesso: 26. dez. 2019
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI. Programa Nacional de Educação do Campo. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13214-documento-orientador-do-pronacampo-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 out. 2019
CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do Estado no meio rural - traços de uma trajetória. In: THERRIEN, Jacques.; DAMASCENO, Maria Nobre (coords.). Educação e escola no campo. Campinas, Papirus, 1993, p. 15-40
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1981-77462009000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2020
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIRARDELO, Elisandra; SARTORI, Jerônimo. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores. In: PIOREZAN, Sandra Simone Höpner; SATORI, Jerônimo Sartori; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati (Orgs.). Gestão escolar e da educação temas emergentes. Porto Alegre: Cirkula, 2019
KOLLING, Edgar Jorge; Irmão NERY, Israel José; MOLINA, Mônica Castagna. (Orgs.). Por uma educação básica do campo. Editora: Universidade de Brasília,1999
MARTINS, Fernando José. Gestão democrática e educação do campo. RBPAE - v. 28, n. 1, p. 112-128, jan/abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36145. Acesso em: 29 out. 2020
MATOS, Silva Pires; PAIM, Robson Olivino. O. Mecanismos de gestão democrática em escolas de educação básica dos municípios de Erechim, Passo Fundo e Chapecó. In: PIOREZAN, Sandra Simone Höpner; SATORI, Jerônimo Sartori; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati (Orgs.). Gestão escolar e da educação temas emergentes. Porto Alegre: Cirkula, 2019
MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Apresentação. In: ______. (orgs.). Educação do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 11-14, abr. 2011. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Educa%C3%A7%C3%A3o+do+Campo/a2fa9177-5611-429d-a62f-ae0a6fcb3502?version=1.3. Acesso em: 29 out. 2020
ROSA, Daniela Souza da; CAETANO, Maria Raquel. Da educação rural à educação do campo: uma trajetória...seus desafios e suas perspectivas. COLÓQUIO – Revista Científica da Faccat, v. 6, n. (1-2), p. 21-33, jan/dez/2008. Disponível em: http://www2.faccat.br/download/pdf/coloquio/6/da_educacao_rural.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Tipos de Pesquisa. In: ______. Metodologia da pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2008
SILVA, Joyce. Mary Adam de Paula e. A construção da identidade de diretores: discurso oficial e prática. Educação em Revista, v. 7, n. 3, p. 211-230, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2020
SOUZA, Ângelo Ricardo de; PIRES, Pierre André Garcia. As leis de gestão democrática da educação nos estados brasileiros. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 65-87, mar./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200065&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2020
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 123-140, dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2020
STEFANELLO, Flávia. A formação continuada de professores no Procampo: reflexões sobre sua especificidade. In: FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro; TREVISOL, Márcio Giusti (orgs). Políticas de formação de professores. Curitiba: CRV, 2019
TRAVESSINI, Desideri Marx. Educação do Campo ou Educação Rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Desenvolvimento Rural e segurança Alimentar) – Universidade Federal de Integração Latino-Americana, Fóz do Iguaçu, 2015. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/383. Acesso em: 25 nov. 2020
VIEIRA, Josimar de Aparecido.; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. O dia a dia do processo ensino-aprendizagem das escolas do campo: caminhos para o processo de reconstrução curricular. Reflexão & Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 278-299, jul./dez. 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/issue/view/258/showToc. Acesso em: 29 out. 2020
VIEIRA, Josimar de Aparecido.; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 4, n. 9, p. 129 a 143, set/dez, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2670. Acesso em: 26 nov. 2020
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).