Educação do campo: tempo e espaço como protagonistas da gestão democrática

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Flávia Stefanello
Mario Luiz Junges Junior
Josimar de Aparecido Vieira

Resumo

A preocupação deste ensaio é com a educação do campo, considerando o tempo e o espaço das escolas para compreender os processos educativos e de gestão que nelas ocorrem. Analisa processos de gestão democrática que ocorrem nas escolas do campo, compreendendo a educação do campo a partir de suas singularidades. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização consta o percurso metodológico, breve histórico e constituição da educação do campo, a gestão democrática na prática escolar e na educação do campo: o tempo e espaço nesta modalidade de ensino, assim como as considerações finais. Estes pontos indicam que tornar a prática da gestão democrática nas escolas do campo, significa aproximar aspectos escolares dos sociais e culturais do sujeito camponês, com participação, reconhecendo sua imensidão e especificidade.

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Artigos
Biografia do Autor

Flávia Stefanello, Instituto Educacional de Passo Fundo, IE, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo, na Linha de pesquisa Políticas Educacionais. Mestre em Bioexperimentação (Bolsista FAPERGS) pelo programa de Pós-graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo, na linha Etiopatogenia, epidemiologia, e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis (2015). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão, 2019). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2010) e Docente da Educação Básica Profissional (pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil. Na área técnica, possui experiência em laboratórios de análises clínicas, microbiologia de cosméticos, microbiologia de alimentos, hemoterapia e reprodução humana. Como docente, tem experiência na Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, além de formações para professores.

Mario Luiz Junges Junior, Psicólogo na Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo.

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, bolsista PROSUP/CAPES. Licenciado em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Sertão (2019). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (2018). Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2008). Analista de RH Estratégico pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH (2013). Atua como Psicólogo na Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

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