Pedagogia histórico-crítica: premissas emancipatórias para a prática educativa

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Maicon Donizete Andrade Silva

Resumo

Este estudo reflete sobre a Pedagogia histórico-crítica, seu método e suas bases conceituais, apresentando premissas emancipatórias para a prática educativa. Ao superar a dualidade entre o conhecimento científico e o conhecimento empírico, assume a realidade humana como ponto de partida e de chegada do processo educativo. Com base nessa teoria, busca-se compreender a realidade como fruto das contradições advindas da sociedade de classes, apontando a necessidade de uma ação educativa capaz de superar a ideologização advinda da lógica capitalista e consolidar uma educação crítica e emancipadora.

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Artigos
Biografia do Autor

Maicon Donizete Andrade Silva, Universidade de Brasília (UNB)

Doutorando em Educação na Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Educação e Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional e graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

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