Resumo
Este estudo reflete sobre a Pedagogia histórico-crítica, seu método e suas bases conceituais, apresentando premissas emancipatórias para a prática educativa. Ao superar a dualidade entre o conhecimento científico e o conhecimento empírico, assume a realidade humana como ponto de partida e de chegada do processo educativo. Com base nessa teoria, busca-se compreender a realidade como fruto das contradições advindas da sociedade de classes, apontando a necessidade de uma ação educativa capaz de superar a ideologização advinda da lógica capitalista e consolidar uma educação crítica e emancipadora.
Referências
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2014.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 34 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3 ed. São Paulo: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).