Performatividade e gênero: configurações do masculino e feminino no cotidiano escolar

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Wesley Piante Chotolli
Ana Paula Leivar Brancaleoni

Resumo

Considerando o espaço escolar um importante mecanismo de socialização, observa-se como as/os jovens vivenciam suas experiências neste contexto, constituindo as identidades em torno de práticas consagradas socialmente. Objetiva-se entender como a vivência escolar é marcada por questões generificadas em torno de binarismos existentes. Utilizou-se como aporte teórico as teorias queer, produzindo uma análise qualitativa etnográfica no formato de estudo de caso de uma sala da terceira série do Ensino Médio. Realizou-se entrevistas semiestruturadas, analisando como as/os discentes percebiam a relação entre identidade e gênero. É possível concluir que as/os estudantes classificam as práticas associando-as ao masculino ou feminino, possibilitando o entendimento das ações no cotidiano escolar.

 

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Biografia do Autor

Wesley Piante Chotolli, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis - FAFIPE/FUNEPE Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Marília/SP.

Professor e Coordenador de Extensão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE), Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Ana Paula Leivar Brancaleoni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Jaboticabal)

Professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Jaboticabal), docente do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual (Mestrado profissionalizante) da UNESP/Araraquara e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). É membro do Psia - Laboratório de pesquisas e intervenções em Psicanálise. Atua nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia Social. Realiza atividades de pesquisa e extensão especialmente ligadas aos temas: sexualidade e gênero.

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