A dicotomia entre a formação e atuação do pedagogo

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Carla Cristina Dutra Búrigo
Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves

Resumo

O presente artigo tem por objetivo, compreender como se constitui o processo de formação do Pedagogo, como sujeito social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Pedagogo, sujeito de uma prática educativa, tem suas ações aligeiradas no mundo do trabalho de uma instituição social, como a universidade, com atribuições inerentes ao seu cargo que o limitam no modo de agir. Este estudo apresenta essencialmente uma contradição, ao mesmo tempo em que o Pedagogo tem teoricamente uma formação para atuar na prática como sujeito social, esta é negada pelas condições de trabalho a ele propiciada, em uma instituição social. Esta pesquisa se caracteriza como uma investigação qualitativa, bibliográfica, em um estudo de caso, descritivo.

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Artigos
Biografia do Autor

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pedagogo da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Permanente da Universidade Federal de Santa Catarina, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, gestão universitária, educação, formação de professores e universidade pública federal brasileira. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina (servidora) Universidade do Estado de Santa Catarina (aluna de Doutorado)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Dom Bosco (2005), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. Servidora técnico-administrativo em educação na Universidade Federal de Santa Catarina, ocupante do cargo de Pedagoga.

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