Resumo
Analisa as relações estabelecidas com os saberes e os impactos na formação, produzidos nas experiências de alunos egressos de um grupo PET do curso de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva-interpretativa, com a teoria da Relação com o Saber e a história cultural, como aporte teórico e de análise. Como fontes, utiliza narrativas de 28 egressos. Possui um roteiro semiestruturado com 11 questões para a produção dos dados. Observamos que o aperfeiçoamento para uma melhor formação acadêmica e a apropriação de conteúdos diversificados e diferentes foram as principais contribuições apontadas pelos entrevistados. Além disso, a qualificação profissional para atuação no campo de trabalho e o relacionamento interpessoal no convívio em grupo também foram captados.
Referências
BARONE, D. A. C. Prefácio. In: MOURA, M. D.; SOARES, M. do C. F. S. (Org.). O Programa de Educação Tutorial (PET) em perspectiva: o olhar dos tutores. Recife/PE: Editora UFPE, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior. Manual de orientações básicas. Programa de Educação Tutorial. Brasília, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2021.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre/RS: Editora Artmed, 2000.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Editora Difel, 2002.
COFFERRI, F. F et al. Engajamento acadêmico: percepções de estudantes de uma universidade pública brasileira. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 34, p. 255-276, 2020.
DESSEM, M. A. O Programa Especial de Treinamento (PET): evolução e perspectivas futuras. Didática, São Paulo, v. 30, p. 27-49, 1995.
FÁVERO, M de. L. de A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba: editora UFPR, n. 28, p. 17-36, 2006.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GAMA, J. C. F. et al. Práticas de ensino inovadoras: a experiência da colônia de férias do PET EF. In: SCHNEIDEER, O.; GAMA, J. C. F. (Org.). Educação Física e seus caminhos: Programa de Educação Tutorial. Vitória/ES: Virtual Livros editora, 2017. p. 287 – 306.
GAMA, J. C. F. O Programa de Educação Tutorial Educação Física da Ufes: histórias e memórias de um projeto de formação (1994 – 2017). 2018. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
GAMA, J. C. F et al. PET Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/ES). In: BRITO, D.A. (Org.). PET 40 anos de Pesquisa, Ensino e Extensão. Porto Alegre/RS: Simplíssimo, 2019.
GAMA, J. C. F.; SANTOS, W.; SCHNEIDER, O. O programa de educação tutorial educação física do Cefd/Ufes: desmontando monumentos e construindo uma história (1994-2018). Journal of Physical Education, v. 31, 2020.
LE GOFF, J. História e memória. 6. ed. Campinas/SP: Unicamp, 2012.
MARTINS, I. L. Educação Tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o PET. PET–Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDUCAÇÃO FÍSICA. Centro de Educação Física e Desportos. Planejamento de atividades PET EF 2018. Vitória, 2018.
SANTOS, W et al. Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos. Revista contemporânea de educação, v. 14, n. 29, p. 287-308, 2019.
SCNHNEIDER, O; BUENO, J. G. A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre v.11, n. 4, p. 23- 46, 2005.
SPANGNOLO, F.; CASTRO, C. de M.; PAULO FILHO, W. P. Enclaves de qualidade em Universidade de Massa? O Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES. Revista ensaio, v.4, n.10. jan/mar. 1996. p.6-16.
STIEG, R. Formação inicial em Educação Física nas Universidades Federais Brasileiras: fundamentos teóricos das disciplinas de avaliação e práticas de leitura. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
TOSTA, R. M et al. Programa de educação tutorial (PET): uma alternativa para a melhoria da graduação. Psicologia para América Latina, N. 8, 2006.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).