O programa de educação tutorial: narrativas de egressos da educação física

Conteúdo do artigo principal

Jean Carlos Freitas Gama
Omar Schneider

Resumo

Analisa as relações estabelecidas com os saberes e os impactos na formação, produzidos nas experiências de alunos egressos de um grupo PET do curso de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva-interpretativa, com a teoria da Relação com o Saber e a história cultural, como aporte teórico e de análise. Como fontes, utiliza narrativas de 28 egressos. Possui um roteiro semiestruturado com 11 questões para a produção dos dados. Observamos que o aperfeiçoamento para uma melhor formação acadêmica e a apropriação de conteúdos diversificados e diferentes foram as principais contribuições apontadas pelos entrevistados. Além disso, a qualificação profissional para atuação no campo de trabalho e o relacionamento interpessoal no convívio em grupo também foram captados.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação Física  pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Omar Schneider, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

Referências

BARONE, D. A. C. Prefácio. In: MOURA, M. D.; SOARES, M. do C. F. S. (Org.). O Programa de Educação Tutorial (PET) em perspectiva: o olhar dos tutores. Recife/PE: Editora UFPE, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior. Manual de orientações básicas. Programa de Educação Tutorial. Brasília, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2021.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre/RS: Editora Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Editora Difel, 2002.

COFFERRI, F. F et al. Engajamento acadêmico: percepções de estudantes de uma universidade pública brasileira. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 34, p. 255-276, 2020.

DESSEM, M. A. O Programa Especial de Treinamento (PET): evolução e perspectivas futuras. Didática, São Paulo, v. 30, p. 27-49, 1995.

FÁVERO, M de. L. de A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba: editora UFPR, n. 28, p. 17-36, 2006.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GAMA, J. C. F. et al. Práticas de ensino inovadoras: a experiência da colônia de férias do PET EF. In: SCHNEIDEER, O.; GAMA, J. C. F. (Org.). Educação Física e seus caminhos: Programa de Educação Tutorial. Vitória/ES: Virtual Livros editora, 2017. p. 287 – 306.

GAMA, J. C. F. O Programa de Educação Tutorial Educação Física da Ufes: histórias e memórias de um projeto de formação (1994 – 2017). 2018. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

GAMA, J. C. F et al. PET Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/ES). In: BRITO, D.A. (Org.). PET 40 anos de Pesquisa, Ensino e Extensão. Porto Alegre/RS: Simplíssimo, 2019.

GAMA, J. C. F.; SANTOS, W.; SCHNEIDER, O. O programa de educação tutorial educação física do Cefd/Ufes: desmontando monumentos e construindo uma história (1994-2018). Journal of Physical Education, v. 31, 2020.

LE GOFF, J. História e memória. 6. ed. Campinas/SP: Unicamp, 2012.

MARTINS, I. L. Educação Tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o PET. PET–Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDUCAÇÃO FÍSICA. Centro de Educação Física e Desportos. Planejamento de atividades PET EF 2018. Vitória, 2018.

SANTOS, W et al. Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos. Revista contemporânea de educação, v. 14, n. 29, p. 287-308, 2019.

SCNHNEIDER, O; BUENO, J. G. A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre v.11, n. 4, p. 23- 46, 2005.

SPANGNOLO, F.; CASTRO, C. de M.; PAULO FILHO, W. P. Enclaves de qualidade em Universidade de Massa? O Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES. Revista ensaio, v.4, n.10. jan/mar. 1996. p.6-16.

STIEG, R. Formação inicial em Educação Física nas Universidades Federais Brasileiras: fundamentos teóricos das disciplinas de avaliação e práticas de leitura. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

TOSTA, R. M et al. Programa de educação tutorial (PET): uma alternativa para a melhoria da graduação. Psicologia para América Latina, N. 8, 2006.