ENTRADA NA CARREIRA: professores de educação Física participantes do PIBID

Conteúdo do artigo principal

Maria Andresiele Andrade Carvalho
Diego Luz Moura
Itallo Ramon Moreira Bento

Resumo

A entrada na carreira docente é a fase entre o primeiro e o quarto ano de atuação. O objetivo foi analisar a entrada na carreira docente de professores de Educação Física participantes do PIBID. É uma pesquisa de campo com entrevista, realizada com 14 professores que participaram do PIBID. Os resultados indicam que esses professores relatam boa inserção na escola no início da carreira, apesar de apontarem que o programa ainda precisa progredir, no que diz respeito à supervisão, ao protagonismo do PIBIDIANO, bem como na oferta de maior número de vagas. Concluiu-se que o PIBID acontece de forma diferente em cada instituição, sendo assim, que não existe um PIBID único, mas uma diversidade de formas com que o programa acontece, que nomeamos por PIBIDs.A entrada na carreira docente é a fase entre o primeiro e o quarto ano de atuação. O objetivo foi analisar a entrada na carreira docente de professores de Educação Física participantes do PIBID. É uma pesquisa de campo com entrevista, realizada com 14 professores que participaram do PIBID. Os resultados indicam que esses professores relatam boa inserção na escola no início da carreira, apesar de apontarem que o programa ainda precisa progredir, no que diz respeito à supervisão, ao protagonismo do PIBIDIANO, bem como na oferta de maior número de vagas. Concluiu-se que o PIBID acontece de forma diferente em cada instituição, sendo assim, que não existe um PIBID único, mas uma diversidade de formas com que o programa acontece, que nomeamos por PIBIDs.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Andresiele Andrade Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Petrolina- Pe

Mestre em Educação Física.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Petrolina- Pe

Doutor em Educação Física, professor do Programa de Pós Graduação em Educação Física (PPGEF) da UNIVASF.

Itallo Ramon Moreira Bento, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Petrolina- Pe

Graduado em Educação Física, UNIVASF.

Referências

ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa, V. 42, n.145, p. 112 –129, jan/abr, 2012.

BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo; PEREIRA, Suelio Geraldo. O desafio da comunicação nas aulas de Ciências e Biologia, a partir da prática docente na rede pública de ensino de Formiga/MG. Educação Pública, v. 20, nº 43, 10 de novembro de 2020.

CLATES, Daniela de Moura; GUNTER, Maria Cecília Camargo. O PIBID e o percurso formativo de professores de educação física. Motrivivência v. 27, n. 46, p. 53-68, 2015.

FARIAS, Gelcemar Oliveira; et al. CICLOS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 441-454, abr./jun. de 2018.

FELÍCIO, Helena Maria. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Paraná: Revista Diálogo Educacional, vol. 14, núm. 42, maio-agosto, 2014.

GOLDANI, Andrea et al. Desenvolvimento, emoção e relacionamento na escola: contribuições da psicologia para a educação. Rio de Janeiro: E-PAPERS, 2010.

GOMES, Ricardo Meza; RODRIGUES, Eubia Andréa. IMPORTÂNCIA DO PIBID NA ESCOLA: PRESENÇA NECESSÁRIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE. Vitória, ES: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GONÇALVES, José Alberto. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, Antônio. (Org.) A vida de professor. Porto: Porto Editora, 2000. p. 141-170.

HENRIQUE, José et al. Auto percepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 40(4):388---396, 2018.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In A. Nóvoa (Org.), Vidas de professores (pp.31-62). Porto: Porto, 1992.

LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PIBID- APRESENTAÇÃO. 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pibid >. Acesso em: 28, fevereiro de 2020.

MONTEIRO, Tatiane Skeika et al. s Saberes Experienciais na Formação Inicial de Professores de Ciências Brasileiros no Contexto do Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Bogotá: Revista Tecné, Episteme y Didaxis. Número Extraordinário, 2018.

NASCIMENTO, Maria das Graças C. de A; REIS, Rosemary F. dos. Formação docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. São Paulo: Educ. Pesqui., v. 43, n. 1, p. 49-64, jan/mar. 2017.

NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PRADO, Eulla Paula Raris et al. Desmotivação em discentes do ensino médio para a prática das aulas de educação física. Revista Científica UMC, 2019.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. desafios da formação de professores iniciantes. UFPE, 2013.

ROSA, Marcelo Victor da; et al. Preconceito contra a mulher na educação física escolar no nono ano. Novo Hamburgo: Revista Prâksis, n. 1, jan./abr. 2020.

SILVA, Dienny Sthefany da; LOBATO, Pamela Carvalho; RESENDE, Helder Canto. Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso. Santa Maria: Revista Educação, v. 41, n. 3, p. 593-604, set./dez, 2016.

SOCZEK, Daniel. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Belo Horizonte: Revista Formação Docente, 03, n. 05, p. 57-69, ago. / dez. 2011.

SOUSA, Manuela Valentina; FERNANDES, José António. Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial. Revista quadrante, Vol.13, Nº 1, 2004.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TRAJANO, Jacqueline Rolim et al. Práticas pedagógicas na formação inicial docente. Cajazeiras: Revista de pesquisa interdisciplinar, 2016.

VALENTE, M. Nunes et al. Competências emocionais na eficácia da gestão em sala de aula. Bragança, Portugal: Livro de Atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017.