Propostas curriculares dos cursos de Educação Física em Minas Gerais

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Carla Chagas Ramalho
Rafaela Vitória Gomes Cardoso
Fernanda de Souza Cardoso
Adrielle Barbosa Rodrigues

Resumo

Temos como objetivo central analisar as propostas curriculares dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física das universidades públicas do estado de Minas Gerais, da região da Zona da Mata, do Sul e Sudeste de Minas e do Triângulo Mineiro, com o intuito de apontar pontos congruentes entre as propostas formativas, para ambas as habilitações. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental. Observamos que, das cinco universidades pesquisadas, quatro delas possuem mais da metade das disciplinas obrigatórias idênticas, sendo a divisão, por vezes, relacionadas às disciplinas pedagógicas e às biomédicas. Concluímos, após 15 anos da implementação das DCNEF de 2004, os quais formalizaram a diferenciação do curso em bacharelado e licenciatura, ainda observamos disciplinas idênticas em mais da metade dos cursos analisados, sendo a UFU a única a qual não mantém tal caracterização, por possuir cargas horárias não idênticas. Diante disso, analisamos que a separação do curso ainda traz questões para a área acadêmica, tendo em vista não possuir fragmentações as quais sejam coerentes e que justifiquem sua divisão. Logo, fomentamos a ampliação de os estudos na área para delimitarmos melhor os conhecimentos específicos da Educação Física.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Educação Física (UERJ)

Especialista em Gênero e Diversidade (UERJ)

Mestre em Educação (UFRJ)

Doutoranda em Educação (UFRJ)

Professora efetiva Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Email para contato: carla.ramalho@unimontes.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6263-2498

Rafaela Vitória Gomes Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciada em Educação Fìsica - UNIMONTES

Fernanda de Souza Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6384-1021

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3361055563220647

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em CIências da Religião pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora efetiva do Departamento de Educação Física da UNIMONTES.

Adrielle Barbosa Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciada em Educação Física - UNIONTES

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