Aprendizagem significativa: utilização de imagens em livros didáticos de Biologia

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Pedro Henrique Souza Nascimento
Leticia Cavassana Soares

Resumo

O livro didático é uma ferramenta de grande suporte para processo de ensino e aprendizagem. A utilização de imagens nesse material pode colaborar para o desenvolvimento dos conteúdos propostos, especialmente na área de Biologia.  Assim, este estudo bibliográfico analisou a coleção de livros didáticos Biologia Moderna, de autoria de Amabis e Martho (2016), visando compreender a importância das imagens para uma aprendizagem significativa, a partir dos pressupostos teóricos de Ausubel (2003). A análise da coleção mostra a importância da presença e utilização das imagens nos livros didáticos, visto que se constitui uma ferramenta potencial para uma aprendizagem significativa no contexto do ensino de biologia.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Pedro Henrique Souza Nascimento, Universidade Federal do Espirito Santo

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espirito Santo e Especialista em Ensino, Ciencias, Saúde e Ambiente pela mesma instituição. Estudante de Mestrado em Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Leticia Cavassana Soares, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Aracruz

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE. Pedagoga no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Aracruz

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