A CIDADE PELOS DESENHOS DAS CRIANÇAS

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Ariadne de Sousa Evangelista
Fátima Aparecida Dias Gomes Marin

Resumo

O foco deste artigo é a criança e a cidade. Buscou-se identificar como é a cidade para as crianças, a partir das suas vivências. A Sociologia da Infância e a Geografia da Infância fundamentaram a pesquisa qualitativa, delineada por um estudo de caso, que teve a participação de dez crianças de uma escola pública. As crianças elaboraram desenhos inspiradas na frase: “A minha cidade é...” e fizeram considerações sobre o que ilustraram. Os elementos comuns nos desenhos levaram a interpretações a respeito do imaginário coletivo sobre a paisagem da cidade. A cidade foi concebida principalmente como um local de passagem, sendo poucas as representações de interatividade e de ludicidade. Avalia-se que é preciso intervenções para que os espaços da cidade favoreçam os encontros e o brincar.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ariadne de Sousa Evangelista, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP)

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP).

Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP)

Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP (1989), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Ensino na Educação Brasileira pela UNESP. Professora assistente doutora da UNESP do departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

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