ADORNO, PSEUDOFORMAÇÃO E UNIVERSIDADE PÚBLICA: O ESPAÇO ACADÊMICO COMO FORMAÇÃO E RESISTÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Daniel Vieira da Silva

Resumo

A tentativa que esse trabalho faz em seu objetivo principal é refletir sobre o conceito de pseudoformação em Theodor W. Adorno. A partir do fio condutor da impossibilidade de experiência formativa, trazida por esse escrito, pensar sobre as contradições identificadas e as tensões que podem conter em si potenciais de emancipação. E um dos lugares possíveis para a convergência dessas condições é a universidade pública como espaço de resistência, cultural e política, capaz de criticar à sua própria lógica estrutural de reprodução da pseudoformação. O que parece tornar possível refletir o espaço da universidade pública como um lugar de resistência, é principalmente, por poder afirmar por meio dela que a formação universitária é uma pseudoformação.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniel Vieira da Silva, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, licenciado em Filosofia pela Universidade São Judas, bacharel em Teologia pela Universidade Metodista e mestre em Ciência da Religião pela Universidade Metodista. A pesquisa atual é na linha de Educação, Estado, Trabalho. Em Filosofia interessa-se pela Filosofia contemporânea, Teoria Crítica, especialmente pela perspectiva da cultura e educação de Theodor W. Adorno. Em Ciências da Religião possui interesse pela Teologia e Cultura, sobretudo na possibilidade de diálogo com outras áreas dos saberes.

Referências

ADORNO, T. W. Tempo livre. In: Palavras e Sinais: modelos críticos. Trad. Maria H. Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1996.

_______. Teoria da Semiformação. Trad. de Bruno Pucci e Cláudia B. de Moura Abreu. In: LASTÓRIA, C. N.; PUCCI, B.; ZUIN, A.S. Teoria crítica e inconformismo: novas perspectiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

DUARTE, Rodrigo. Notas sobre a modernidade e sujeito na Dialética do Esclarecimento. In: Nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.

GOERGEN, Pedro. A Universidade e a Dialética do Esclarecimento. In: LASTÓRIA, C. N.; PUCCI, B.; ZUIN, A.S. Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

GOMES, Luiz Roberto. Teoria Crítica, Educação e Política. In: LASTÓRIA, C. N.; PUCCI, B.; ZUIN, A.S. Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: Textos escolhidos: Max Horkheimer, Theodor Adorno. Trad. Zeljko Loparic. São Paulo: Nova Cultural, 1991, Col. Os pensadores.

JANUÁRIO, Adriano. Educação e Resistência em Theodor Adorno. São Paulo: Loyola, 2020.

JAY, Martin. As ideias de Adorno. Trad. Adail U. Sobral. São Paulo: Cultrix, 1988, p.103.

NOBRE, Marcos. A Teoria Crítica. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2008.

SILVA, Divino José da. Temporalidade do presente, experiência e tempo livre. In: GOMES, L. R.; LASTÓRIA, C. N.; ZUIN, A.S. Teoria crítica e formação cultural: aspectos filosóficos e sociopolíticos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.