A avaliação educacional Saese no contexto da alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v18i41.54787

Palavras-chave:

Avaliação educacional. SAESE. Alfabetização

Resumo

O objetivo do presente artigo é promover uma discussão a respeito da recente tendência de aplicação de avaliações educacionais locais, especialmente em regime de colaboração, como uma alternativa complementar de geração de dados de desempenho estudantil aos já obtidos através de avaliações em larga escala. Para isso, adotamos a avaliação do 2º ano do Ensino Fundamental do SAESE, sistema de avaliação implementado no estado de Sergipe. Consideramos os principais documentos normatizadores, além de uma avaliação de âmbito nacional, a fim de observar a existência de consonância entre os mesmos, e como isso pode implicar nos resultados esperados quanto à eficiência das políticas educacionais, especialmente no contexto pós-pandemia, e suas possíveis implicações na análise de dados que são convertidos em medidas para o contexto da alfabetização.

Biografia do Autor

Sammela Rejane de Jesus Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPPSI/UFS). Doutora em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Estudos Linguísticos (PPGL/UFS). Graduada em Letras (UFS). 

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Publicado

2023-05-08

Edição

Seção

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional