Educação integral no estado de São Paulo: conceitos e modelos

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Janaina Alves Farias
Márcia Lopes Reis

Resumo

Este artigo tem enfoque na materialização do conceito de Educação Integral quando implementado no Projeto Escola de Tempo Integral (ETI) e no Programa Ensino Integral (PEI). A pesquisa bibliográfica indicou a multiplicidade de sentidos atribuídos ao termo Educação Integral no contexto das políticas educacionais, de modo geral e, de modo específico, no estado de São Paulo. A investigação contempla a urgência de analisar as concepções de escola de tempo integral para além de uma dupla jornada regular e buscar modelos teóricos e práticas que promovam uma formação humana integral e emancipadora. Essas demandas implicam outros modelos de gestão do projeto político-pedagógico nos quais as avaliações em larga escala sejam apenas um dos aspectos de acompanhamento da qualidade dessas ações.

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Artigos
Biografia do Autor

Janaina Alves Farias, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara.

Mestranda no Programa de Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara (FCLAR)

Márcia Lopes Reis, Faculdade de Ciências - Campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"– FC/ UNESP Docente

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus de Bauru e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - FCLAr da UNESP, câmpus de Araraquara 

Docente colaboradora da Universidade de Campinas - UNICAMP  do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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