EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: POSSIBILIDADES NA PRÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Paulo Bruno José Ferreira de Brito

Resumo

Este artigo buscou identificar atividades de Educação Ambiental formal que se vinculassem a Unidades de Conservação. É uma pesquisa de caráter exploratório que se pautou no contexto da EREM Arquipélago Fernando de Noronha através do seu Projeto Político Pedagógico e o cotejo de quatro experiências relatadas em periódicos científicos sobre o tema da pesquisa. Concluiu-se que as experiências relatadas trazem contribuições importantes para a escola e seus parceiros reverem os projetos implantados, nos seus aspectos metodológicos e conceituais, considerando que as Unidades de Conservação do arquipélago precisam e devem ser exploradas como espaços educadores. Finaliza sugerindo o diálogo com os atores escolares e o uso dos documentos que regem as políticas de educação ambiental no país.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Bruno José Ferreira de Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Letras - Português/Inglês (AESA_CESA), Mestre em Educação (UPE) e atualmente Doutorando em Educação (UFPE).

Já atuou como gestor escolar em escolas integrais de Pernambuco, dentre as quais a EREM Arquipélago Fernando de Noronha, período em que se dedicou a pesquisador Educação Ambiental. No momento atua na Secretaria de Educação e pesquisa a Política Públicas em Educação.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2 de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, p. 1-7, 15 de junho de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 abr. 2017.

______. Lei Nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm#:~:text=1o%20Entendem%2Dse%20por,Art. Acesso em: 17 out. 2022.

CERATI, T. M.; LAZARINI, R. A. de M. A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma Unidade de Conservação Urbana. Revista Ciência & Educação. v. 15, n. 2, p. 383-392, 2009.

COSTA, R. N.; OLIVEIRA, V. A. N. de.; LIANZA, S.; PEREIRA, C. S. Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 31, n. 2, p. 261-280, 2014.

EREM ARQUIPÉLAGO FERNANDO DE NORONHA. Projeto Político Pedagógico. 2015.

INSTITUTO CHICO MENDES DE BIODIVERSIDADE (ICMBio), MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA. Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha – Rocas – São Pedro e São Paulo. 2005.

MATTA, R. R. da.; ROCHA, M. B. Divulgação Científica e Educação Ambiental: trabalhando as Unidades de Conservação na Educação Básica através de um documentário. Revista Práxis. v. 9, n. 17, 2017.

MINAYO, M. C. de S. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O. ______ (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental por um Brasil Sustentável – PRoNEA, Marcos Legais e Normativos. Brasília, 2014.

______. Diretrizes para a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação. s. d. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br

/educacaoambiental/images/stories/Politica/politica-encea/encea.pdf. Acesso em: 17 out. 2022.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOAMBIENTAIS DE PERNAMBUCO CABURÉ. Disponível em: sigcabure.cprh.pe.gov.br/maps.jsp. Acesso em: 06 dez. 2017.

SOUZA, J. G. da S.; ALMEIDA, E. A. Educomunicação ambiental: comparando ações realizadas no espaço escolar e no percurso de aula-passeio em uma Unidade de Conservação Costeira. Revista pesquisa em Educação Ambiental. v. 8, n. 1, p. 36-50, 2013.