Uma experiência de aposta na escuta e no sujeito: diálogos entre educação e psicanálise

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André Francisco Berenger de Araujo
Renata Mendes Guimarães Geoffroy

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de trabalho que envolveu professores, uma psicóloga e uma assistente social em uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. A partir da incidência de “crises de ansiedade” e de algumas situações de desmaios em alunos e alunas da escola nos anos de 2021 e 2022, o trabalho coletivo entre a escola e o Programa Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares construiu um espaço de escuta que buscou dar lugar a esse fenômeno, tendo como direção de trabalho evidenciar as singularidades ali presentes. A contribuição teórica da psicanálise, combinada aos saberes e práticas próprios à educação de perspectiva crítica, se mostrou central na experiência aqui descrita e examinada. Marcada pelo inacabamento característico das relações entre sujeitos, a prática pôde proporcionar alguns deslocamentos e elaborações diante do estigma que se estabelecia naquela situação.

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Biografia do Autor

André Francisco Berenger de Araujo, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/RJ

Professor de História na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Doutorado em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em História na Universidade Federal de Goiás. Graduação em História na Universidade Federal Fluminense.

Renata Mendes Guimarães Geoffroy, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/RJ

Psicanalista. Psicóloga do Programa Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares da SME-PCRJ. Especialista em Psicologia Clínica pela PUC-RJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia pela UFRRJ.

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