Ambiente escolar e saúde mental docente: desafios e possibilidades

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Rosane Barreto Ramos dos Santos

Resumo

O artigo traz um recorte da pesquisa de doutorado sobre a saúde mental dos docentes em relação ao ambiente de trabalho. Tem como objetivo identificar as demandas e os casos de adoecimento psicológico dos professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC, de 2017 a 2021. Foi utilizada metodologia qualitativa com base no método da pesquisa-ação para o levamento e na análise de conteúdo para entender os dados obtidos. Por meio do instrumento de entrevista semiestruturada participaram 20 profissionais da educação de duas escolas. Os resultados apontam a carência de ambientes profissionais de valorização e de cuidado com a saúde mental dos docentes e a utilização de oficinas educativas como práticas de bem-estar na escola que ressignifiquem o espaço escolar.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Territorialidades da educação e arquitetura escolar
Biografia do Autor

Rosane Barreto Ramos dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – IOC/ FIOCRUZ em 2023; Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão vinculado ao Instituto de Biologia (CMPDI-UFF/ 2016); Psicopedagoga e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); participante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Saúde, Educação e Diversidade – NESED, certificado pelo CNPQ/ UFF; participante do projeto Plataforma CHA para Educadores – FIOCRUZ; Coordenadora do Projeto Saúde Integral na Escola na ETEMMMT – FAETEC; Colaboradora da UNIFAETEC (Divisão dos Projetos da FAETEC). Supervisora Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

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