VIOLÊNCIA ESCOLAR E DESEMPENHO: AS EVIDÊNCIAS DO SAEB 2003

Abstract

O artigo procura investigar o impacto da violência escolar sobre o desempenho escolar, considerando alguns aspectos da estrutura familiar e do trabalho docente que também influem no desempenho e são afetados pelas práticas de violência escolar. Para isso, utilizaremos os dados do SAEB 2003 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que conta com questões relativas à violência nas escolas praticada contra o professor. Esses aspectos foram coordenados, especificando um modelo multinível adequado, de forma a oferecer um quadro explicativo das relações entre violência dentro da escola e características dos docentes e da escola como fatores do desempenho diferenciado entre os alunos.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1586
PDF (Português (Brasil))

References

ABRAMOVAY, Miriam. Escola e violência. Brasília: UNESCO,UCB, 2002.

ABRAMOVAY, Miriam. Enfrentado a violência nas escolas: um informe do Brasil. In: Violência na escola: América Latina e Caribe. Brasília: UNESCO, 2003.

ABRAMOVAY, Miriam; RUAS, Maria das Graças (2003). Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, Rede Pitágoras, 2003.

ALVES, Fátima; BONAMINO, Alícia; FRANCO, Creso. Investigação de fatores associados à eficácia escolar no Brasil: dados do SAEB 2003. In: Relatório Técnico INEP/MEC. Mimeo, 2005.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Efeito-escola e fatores associados ao progresso acadêmico dos alunos entre o início da 5a série e o fim da 6a série do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal. Tese (doutorado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).