Abstract
A presente pesquisa tem como foco o curso de pedagogia durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), privilegiando estudos referentes às reformas educacionais e suas conseqüências no referido curso. A materialidade das mudanças propostas pelas reformas está sendo investigada na Faculdade Nacional de Filosofia, que a partir de 1969 se desmembrou e deu origem à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As transformações decorrentes das reformas educacionais impactaram esse locus de formação com consequências até os dias atuais. O presente trabalho busca avançar com os estudos sobre a formação docente no curso de pedagogia durante o regime militar.References
BRASIL. Decreto-Lei nº 53 de 18 de novembro de 1966. Fixa princípios e normas de organização para as Universidades Federais e da outras providências.
BRASIL. Decreto Lei nº 252 de 28 de fevereiro de 1967.
Estabelece normas complementares ao Decreto-Lei nº 53 de 18 de novembro de 1966, e da outras providências.
BRASIL. Lei nº 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino superior.
BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e da outras providências.
BRASIL/MEC. Inquérito especial sôbre exames vestibulares, 1964.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).