A FORMAÇÃO DOCENTE COMO CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO EM UMA EXPERIÊNCIA DE WEB CURRÍCULO
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Web Currículo. TDIC. Formação de Professores.

Abstract

Este trabalho analisa uma experiência desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) de uma universidade federal brasileira. O currículo da disciplina foi mediatizado pelas tecnologias digitais por meio da realização de encontros presenciais mensais e comunicações realizadas em um “grupo secreto” na rede social Facebook. A análise dos registros feitos pelos mestrandos nesse ambiente virtual foi realizada a partir de três categorias que ilustram o processo e indicam a construção do Web Currículo: a) práticas docentes e tecnologias; b) construção de conhecimentos e mediação tecnológica; c) compartilhamento e aprendizagem.  A utilização intensa do espaço virtual possibilitou a elaboração, pelos mestrandos, de dois livros digitais, além de alargar os sentidos atribuídos às tecnologias na educação e contribuir para o aprofundamento da reflexão acerca do processo de aprendizagem dos professores em formação. 

https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2474
PDF (Português (Brasil))

References

ALENCAR, G. A.; MOURA, M. R.; BITENCOURT, R. B. Facebook como plataforma de ensino/aprendizagem: o que dizem os professores e alunos do IFSertão. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 1, 2013, pp. 86-93. Disponível em:<http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/18> Acesso em: 13/08/2015.

ALMEIDA, M. E. B. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Editora Articulação, 2004.

__________. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

__________. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração Currículo e Tecnologias e a Produção de Narrativas Digitais. Currículo Sem Fronteiras, v. 12, n. 3, Set/Dez, 2012, p. 57-82. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf> Acesso em: 15/03/2014.

__________. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

ARAÚJO, R. S.; VIANNA, D. M. A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 17, 2011, pp. 807-822.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

ASSIS, M. P. Pesquisa e aprendizagem em web currículo: estudo de práticas pedagógicas em programa de pós-graduação em Educação: Currículo. ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

DE BONA, A. S.; BASSO, M. V.de A.; FAGUNDES, L. da C. Facebook: um espaço de aprendizagem digital cooperativo de Matemática. Revista Thema, v. 10, 2013, pp. 76-94. Disponível em: Acesso em: 10/08/2015.

FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

FERREIRA, G.; CAMPOS, A.; BÁRTHOLO, H.; MARKESON, S. Facebook e recursos educacionais na formação de pesquisadores em educação: percepções e reflexões. Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 1, 2014, pp. 47-60. Disponível em:< http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/20> Acesso em: 10/08/2015.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1988.

GADOTTI, M. Paulo Freire no contexto do pensamento pedagógico contemporâneo: convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989.

GATTI, B.A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008. 2v. (Relatório de pesquisa).

GATTI, B.A.; NUNES, M.M.R. (orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. Textos FCC, São Paulo, v. 29, 2009.

GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).

GATTI. B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, out./dez., 2010, p. 1355-1379. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br > Acesso em: 26/02/2015.

GIMENO SACRISTÁN, J. O que significa o currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, J. (orgs.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

IBAÑEZ, R.A.; RAMOS, M.N.; HINGEL, M. Escassez de Professores no ensino médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2007.

KARDOSO, F. P. M. Confissões no Facebook: educação e subjetivação nas redes sociais. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013 (dissertação de mestrado). Disponível em: <http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9478> Acesso em: 13/08/2015.

PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Redesenhando Estratégias na Própria Ação: Formação do Professor a Distância em Ambiente Digital. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Educação a Distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

RODRIGUES, A. Escrita e autoria: entre histórias, memórias e descobertas. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

SILVA, K. A. de G.; FERNANDES, A. C.; SILVA, F. dos S. Objetos de aprendizagem como convergência do web currículo nas formações inicial e continuada do Projeto UCA. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALENTE, J. A. Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso de Novas Tecnologias: Descrição e Fundamentos. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Educação a Distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (orgs.). Educação a Distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

VALENTE, J.A. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M.C. (Ed.) Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

VYGOTSKY, L. S. A formação social na mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).