Abstract
Resenha de FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Edições NEFI, 2020. 116 p. Trata-se de livro que debate heranças e proposições antirracistas na filosofia da educação brasileira, com ênfase na crítica ao eurocentrismo e ao racismo epistêmico, que exclui dos repertórios filosóficos canônicos os conhecimentos, práticas e saberes afrorreferenciados. O escrito pretende articular o debate acerca das relações raciais e das filosofias africanas e afro-brasileiras em um contexto educacional.References
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Edições NEFI, 2020.
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. Jindengue – Omo-kékeré: Notas desde alguns olhares africanos sobre infância e formação. In: XAVIER, Ingrid Müller; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofar: aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 41-51.
PINTO, Valdina. Meu caminhar, meu viver. 2ª. edição. Salvador: Sepromi, 2015.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).