A filosofia da educação afrodiaspórica: entre apostas e heranças

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Diego dos Santos Reis

Resumo

Resenha de FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Edições NEFI, 2020. 116 p. Trata-se de livro que debate heranças e proposições antirracistas na filosofia da educação brasileira, com ênfase na crítica ao eurocentrismo e ao racismo epistêmico, que exclui dos repertórios filosóficos canônicos os conhecimentos, práticas e saberes afrorreferenciados. O escrito pretende articular o debate acerca das relações raciais e das filosofias africanas e afro-brasileiras em um contexto educacional.

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Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Diego dos Santos Reis, Universidade Federal da Paraíba/Professor Adjunto

Professor Adjunto de Filosofia da Educação do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (Diversitas/FFLCH/USP). Pós-doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor, Mestre e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio doutoral no Institut d'Études Politiques de Paris/SciencesPo. Especialista em Epistemologias do Sul pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Coordenador do Travessias - Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Decolonialidade (UFPB/CNPq).

Referências

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Edições NEFI, 2020.

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson Flor. Jindengue – Omo-kékeré: Notas desde alguns olhares africanos sobre infância e formação. In: XAVIER, Ingrid Müller; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofar: aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 41-51.

PINTO, Valdina. Meu caminhar, meu viver. 2ª. edição. Salvador: Sepromi, 2015.