Abstract
Com a implantação do ensino remoto emergencial impulsionado pela pandemia do Covid-19 reflexões no campo educacional como à qualidade do ensino remoto ofertado, especialmente para educação especial, vieram à tona. Focada em alunos com Altas Habilidades ou Superdotação essa pesquisa procura dar voz a essa classe de estudantes especiais com a finalidade de compreender suas percepções acerca do ensino remoto vivenciado em tempos de pandemia versus suas necessidades educacionais. Foram avaliadas respostas de 111 alunos matriculados regularmente em escolas do Estado do Rio de Janeiro e que possuem avaliação especializada de Altas Habilidades ou Superdotação. Os resultados mostram um panorama pouco animador, mas oferece material para reflexão em torno de questões ligadas a educação no Brasil.References
APPENZELLER, Simone. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, 44 (sup.1): e0155, 2020, p.1– 6.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Emrede – Revista de Educação à Distância, 2020, v. 7, n. 1, p. 257 – 275.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB Nº 02 de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF, 2001.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei Nº 13.168 de 6 de outubro de 2015. Brasília, DF, 2015.
______. Ministério da Educação. O que é educação à distância? Brasília, DF. Disponível: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia. 2020. Acesso 5/12/2020.
BURNS, Deborah. E. Altas habilidades/superdotação: manual para guiar o aluno desde a definição de um problema até o produto final. 158 p. Curitiba: Juruá, 2014.
DA COSTA, Adriano Ribeiro. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: Concepções, histórico e bases legais. Revista Científica da FASETE 2017.1 | p. 59 – 74.
DA COSTA, Renata Luiza; LIBANEO, José Carlos. Educação profissional técnica à distância: a mediação docente e as possibilidades de formação. EDUR - Educação revista, Belo Horizonte, v. 34, n. e180600, 2018.
DE OLIVEIRA Ana Paula, RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim, CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho, Altas Habilidades/Superdotação no ensino superior: análise de dissertações e teses brasileiras, 2020. Psicologia Escolar e Educacional. 2020, v. 24.
DELOU, Cristina Maria Carvalho. Educação do aluno com Altas Habilidades/Superdotação: Legislação e Políticas Educacionais para a Inclusão. In: FLEITH, Denise de Souza (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: SEESP/MEC, v.1, cap. 2, 2007, p. 25-39.
GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino remoto emergencial: Proposta de design para organização de aulas – Natal: SEDIS/UFRN, 2020, 18 p.
GUIMARÃES, Tânia Gonzaga e OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes de, Estratégias de identificação do aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: SEESP/MEC, v.1, c. 4, 2007, p. 54-66.
HAMZA, Eid Abo, MOHAMED, Enas, ELSANTIL, Yasmeen. A Systemic Review based Study of Gifted and Talented, 2020. Talent Development & Excellence, Vol.12, No. 2s, p. 2888 – 2897.
HODGES, Charles, et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, 2020. Disponível: escribo.com/revista Acessado 19/2/2021.
Instituto Ayrton Senna. Estudos sobre educação e o impacto da pandemia do coronavirus. 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises/estudos-educacao-e-impacto-coronavirus.html. Acesso 29/1/2021.
LEMGRUBER, Márcio Silveira. Uma reflexão sobre educação a distância: Além dos caixas eletrônicos. P. 11 -20, 2020. Disponível: http://www.machadosobrinho.com.br/revista_online/publicacao/artigos/Artigo02REMS.pdf. Acessado 19/2/2021.
LOBO NETO, Francisco José da Silveira. Regulamentação da Educação a Distância: caminhos e descaminhos. In SILVA, Marco (org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
MARTINS, Ronei Ximenes. A COVID- 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Emrede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.
MORAN, José. A culpa não é do on-line: contradições na educação evidenciadas pela crise atual, 2020. Disponível: https://porvir.org/a-culpa-nao-e-do-online-contradicoes-na-educacao-evidenciadas-pela-crise-atual/. Acesso em 30/07/2020.
______. Educação inovadora presencial e a distância. Extraído do seu livro “Contribuições para uma pedagogia da educação on-line”, Educação on-line. São Paulo, 2003. Disponível: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/inov.pdf. Acesso 20/2/2021.
______. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.
MOREIRA, Marques Antônio José; HENRIQUES, Susana e BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.
OLIVEIRA, Raquel Mignoni; CORRÊA, Ygor; MORÊS, Andréia. Ensino remoto emergencial em tempos de Covid-19: Formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 5, e020028, p. 1-18, 2020.
PEREIRA, Maria da Conceição e DA SILVA, Tânia Maria. O uso da tecnologia na educação na era digital. Revista Saberes em Rede. CEFAPRO de Cuiabá/MT, jul./dez, 2013.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrea e FREITAS, Soraia Napoleão. Manual de identificação de altas habilidades/Superdotação – Guarapuva: Apprehendere, e. 1, 121 p., 2016.
RENZULLI, Joseph. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: Um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. e KONKIEWITZ, Elisabete Castelon (Org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar – Campinas, SP: Papirus, 2014, p. 219 - 264.
______. Modelo de enriquecimento para toda a escola: Um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 539-562 set./dez. 2014. Santa Maria. (Tradução: Susana Graciela Pérez Barrera Pérez).
______. O Que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 1 (52), p. 75 – 131, Jan./Abr. 2004.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayara; DUARTE, Cláudia dos Santos, Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces científicas – Educação, vol. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. Aracajú.
SABATELLA, Maria Lúcia e CUPERTINO, Christina M. B., Práticas educacionais de atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: SEESP/MEC, v.1, c. 5, 2007, p. 67-80.
UFG. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Qual a diferença entre EaD e Ensino Remoto? 2020. Disponível: https://www.fic.ufg.br/p/34551-qual-a-diferenca-entre-ead-e-ensino-remoto. Acesso 1/2/2021.
UNA-SUS. UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. 2020. Disponibilidade em: <https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus>. Acesso 29/7/2020.
UNESCO. United Nations Educational. Scientific and Cultural Organization. COVID-19 Educational Disruption and Response, 2020. Disponível: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso 5/2/2021.
VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007, p. 9-69.
______. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 581 – 610, 2014.
WORRELL, Frank C et al. Gifted Students. Annual Review of Psychology. University of Washington, 2019. 70: p. 551–576.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).