Resumen
O presente trabalho aborda a gênese da formação pedagógica oferecida no Brasil e pela UFRJ ao longo dos últimos oitenta anos. Observa-se que a formação pedagógica nasce com um perfil complementar à formação disciplinar, sendo que o modelo pensado no início da década de 30 para a formação dos professores muito se aproxima da formação oferecida em 2008 pela Faculdade de Educação da UFRJ. Com base na análise retórica, desenvolvida a partir das contribuições de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) e Reboul (1998), foram analisados os argumentos dos licenciandos da UFRJ sobre sua formação pedagógica, e constatou-se que esta instituição tem se empenhado em proporcionar condições mais favoráveis ao processo de formação dos professores que irão atuar na educação básica do país.Citas
AMARAL, D.P. Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciandos. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: UFRJ/Faculdade de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação, 2008.
AYRES, A.C.M. As tensões entre a licenciatura e o bacharelado: a formação dos professores de biologia como território contestado. In: Marandino, M.; Selles, S; Ferreira, M.; Amorim, A.C. (orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.
AYRES, A.C.M. Tensão entre Matizes: um estudo a partir do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Tese (Doutorado em Educação). Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2005.
BRASIL/MEC/INEP. Censo da educação superior 2005. Disponível em http://www.inep.gov.br. Capturado em dezembro de 2006.
CANDAU, V.; LÜDKE, M.; MENDONÇA, A.W.; WAGNER, R. e WALL, Y. Novos rumos da licenciatura. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1988.
CANDAU, V.M. Universidade e formação de professores: que rumos tomar? In: CANDAU, v. (org.). Magistério: construção cotidiana. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).