Résumé
Fundamentado no referencial teórico-metodológico da História do Currículo, o artigo apresenta resultados da investigação sobre o embate que tem permeado as discussões acerca do curso de Pedagogia no país, expresso na seguinte questão: ele deve constituir-se como um espaço formador de determinadas especialidades ou de docentes? Identificando sua materialização nas legislações educacionais brasileiras produzidas nos anos de 1930/40, em especial naquela que se refere ao currículo escrito do curso e que instituiu essa formação em nível superior no Brasil -- o Decreto-Lei nº. 1.190 de 1939 e o Decreto-Lei nº 8.530 de 1946, que trata da Lei Orgânica do Ensino Normal.Références
AGUIAR, M. A. & SCHEIBE, L. Formação de profissionais da educação no Brasil: O curso de Pedagogia em questão. Educação e Sociedade. Campinas: n.68, dezembro/1999, pp.220- 238.
ANDREOTTI, A. L. A administração escolar na Era Vargas e no Nacional-
desenvolvimentismo (1930-1940). Revista HISTEDBR on line. Campinas: n. especial, ago/2006, pp. 102-123.
CHAGAS, V. Parecer no252/69 da Comissão Central de revisão dos Currículos, aprovado em 11 de abril de 1969. Estudos pedagógicos superiores. Mínimos de currículo e duração para o curso de graduação em Pedagogia. 1969, pp.101-113.
FERREIRA, M. S. Como investigar a história da pesquisa em ensino de ciências no Brasil? Reflexões teórico-metodológicas. In: NARDI, R. (org.) A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, pp. 451-464.
GOODSON, I. F. A construção social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).