CURSO DE PEDAGOGIA NA BERLINDA

Résumé

Esta pesquisa investiga como o novo currículo do curso de Pedagogia incorpora as questões culturais, levando em conta as novas Diretrizes Curriculares traçadas para o curso de Pedagogia, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LBD) nº 9.394/96. Primeiramente, apresento como se deu a trajetória do curso de formação de professores das séries iniciais no Brasil, destacando principalmente os embates e tensões, até a publicação das Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, licenciatura, ocorrida em 2006 (CNE/CP Nº 1). Analiso também, as estratégias discursivas mobilizadas em torno das recentes reformas curriculares do curso de Pedagogia, em meio a lutas hegemônicas pela fixação de determinados sentidos atribuídos a própria interface currículo-cultura.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i7.1580
PDF (Português (Brasil))

Références

ANFOPE / ANPEd / CEDES. A Definição das Diretrizes para o Curso de Pedagogia. Documento enviado ao CNE visando a elaboração das DCNs para os Cursos de Pedagogia. Disponível em: http://www.anped.org.br/200904PosicaoDiretrizesCursosPedagogia.doc. Acesso em: 26/07/2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade Cultural e Orientação Sexual -- Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Constituição Federal. 1988

BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/ CP N. 5/2005. Aprovado em 13/12/2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP No 1, de 15 de Maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, Pedagogos e Formação de Professores. 6 ed. Campinas: Papirus Editora, 2006.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).