EDUCAÇÃO E POBREZA: O IMPACTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Résumé

Este trabalho examina a relação entre Educação e pobreza, analisando os impactos das condicionalidades do Programa Bolsa Família sobre o perfil educacional das famílias atendidas no Nordeste. O estudo é parte de uma investigação, coordenada pelo DataUFF, com base numa amostra de entrevistas semiestruturadas. As conclusões confirmam dados apontados por outras pesquisas sobre os impactos do PBF na escolaridade de crianças e adolescentes, paralelamente à expansão da rede escolar de Ensino Fundamental. Além disso, avança nas discussões sobre o fortalecimento da cidadania e aumento da escolarização das famílias, a partir de sua inserção na política de transferência de renda.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1587
PDF (Português (Brasil))

Références

BARBOSA. Maria Ligia de Oliveira; SANT'ANNA GABRIEL, Maria Josefina. As classes populares e a valorização da educação no Brasil (mimeo). IFCS/UFRJ, 2009. Texto no prelo para publicação.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2005.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, J.C. A Reprodução -- Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1975.

BRANDÃO, André DALT, Salete da; GOUVEIA, Vitor H. Segurança alimentar e nutricional entre os beneficiários do PBF. In VAITSMAN, J. ; PAES-SOUZA, Rômulo. Avaliação de políticas e programas do MDS. Brasília, MDS, 2007.

CASTRO, Maria Helena G. Avaliação do sistema educacional brasileiro -- Tendências e Perspectivas. Brasília: INEP, 1998.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).