ONDE FICA A CASA DE MEU AMIGO? UMA REFLEXÃO ILUMINADA PELA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE A HIPÓTESE-CINEMA
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Hipótese-cinema. Cinema na escola. L'Éden Cinéma.

Résumé

O presente trabalho procura tecer uma breve reflexão sobre o filme Onde fica a casa de meu amigo?, de Abbas Kiarostami, sob a ótica pedagógica de Alain Bergala em seu livro A hipótesecinema. O referido filme compõe a coleção de DVD's L'Éden Cinéma, que serviu como um dos exemplos de como trabalhar alguns planos no ensino de artes [cinema] na escola. O texto que se apresenta subdivide-se em cinco partes: o livro de Bergala, a relação entre a escola e o cinema, o filme de Kiarostami, a entrevista que Bergala faz com Kiarostami veiculada na coleção L'Éden Cinéma, e a tentativa de síntese dos três momentos anteriores.
https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1602
PDF (Português (Brasil))

Références

BAHIA, B. Imagem: da infância ao cinema ou do cinema à infância. In: FRESQUET, A. M. (org.). Imagens do cinema na escola e na cinemateca. Rio de Janeiro: Booklink; Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2009, pp. 164-169.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2002.

BERGALA, A. A hipótese-cinema. Tradução de Mônica Costa Netto e Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2008.

BERGALA, A. L'hypothèse-cinéma: Petit traité de transmission du cinéma à l'école et ailleurs. Paris: Cahiers du Cinema, 2002.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).