Résumé
Esse texto tem por objetivo demonstrar de que forma o pensamento do filósofo argentino Rodolfo Kusch contribui para debater a relação entre Educação, Cultura e Vida Escolar. Para tanto, demonstra-se, de modo geral, a base filosófica e conceitual do autor, destacando seu conceito de cultura e de que modo a educação é, para ele, um bem cultural. Em um segundo momento demonstra-se em que medida seu entendimento sobre educação difere do de Paulo Freire e de que maneira, a partir dessa discordância, pode-se extrair elementos importantes para discutir a relação entre Educação, Cultura e Vida Escolar. Para concluir discute-se os caminhos da libertação popular do ponto de vista kuschiano ressaltando a necessidade da escola estar mais próxima da cultura popular inserindo-se assim como um dispositivo capaz de oferecer sentido à existência dos sujeitos.
Références
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A.F.; CANDAU, V. M. (orgs). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
CAPUTO, Stela Guedes. Ogan, adósu, òjè, ègbómi e ekedi, o candomblé também está na escola: Mas como?. In: MOREIRA, A.F.; CANDAU, V. M. (orgs). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
CARRANO, Paulo. Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (orgs). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
CIFELLI, Pablo. Saber estar o de la dimensión simbólica de la educación: notas a partir del pensamiento de Rodolfo Kusch. APRENDER: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, Vol. VIII, 13, p. 81-102, 2014.
DUSSEL, Enrique. Filosofía de la Liberación. 5 ed. México: Fondo de Cultura Económica, 2011.
GABRIEL, Carmem Teresa. Conhecimento escolar, cultura e poder: desafios para o campo do currícuo em “tempos pós”. In: MOREIRA, A.F; CANDAU, V. M. (orgs). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
FACUNDO, Giuliano. Situar a Paulo Freire: entre el racismo epistêmico y la razón evaluadora: una lectura crítica desde la filosofía de la educación. PENSANDO – Revista de Filosofía. Buenos Aires, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Vol. 9, n. 17, 191-225, 2018.
KUSCH, Rodolfo. América Profunda.1 ed. Buenos Aires: Editorial Biblos, 1999.
KUSCH, Rudolf Guther. Ezbozo de una Antropología Filosófica Latino-Americana (1979). In: Obras Completas. Rosario: Fundación A. Ross, 2007 a.
KUSCH, Rudolf Guther. Geocultura del Hombre Americano (1976). In: Obras Completas. Rosario: Fundación A. Ross, 2007 b.
KUSCH, Rodolfo. Indios, Porteños y Dioses. Buenos Aires: Editorial Biblos, 1994.
ROSA, Antônio da; GERALDO, Carla Sapagnolo; TEDESCO, Sirlei.Consciência Crítica Latino-Americana: superação do pensamento colonizado. HISPANISTA, Madrid, Instituto Cervantes, Vol XIX, 75, p. 1-8, Dezembro, 2018.
SANTOS, Genivaldo de Souza. Soltar o Lastro: a Categoria Estar de Rodolfo Kusch e a Dimensão Ética da Atenção. In: CARVALHO, A. B.; BROCANELLI, C. R.; SANTOS, G.S. Pensamento Latino-Americano e Educação: por uma ética situada. Marília: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2020.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).