Résumé
O presente artigo é um relato de experiência que tem por objetivo apresentar a avaliação processual como instrumento de (re)construção do aprendizado na disciplina de Integração e Governança de Dados, da pós-graduação lato sensu em ciência de dados, com ênfase em políticas públicas em uma instituição de ensino superior da cidade do Rio de Janeiro. Com base nos pressupostos de teóricos/as como Esteban, Freire e Saul, em diálogo com a experiência, autores e respostas dos/as alunos/as ao formulário de avaliação da disciplina é possível observar que, quando a teoria é aplicada à prática com responsabilidade e dedicação extraclasse, existe contribuição positiva da avaliação processual no aprendizado, porém é necessário refletir sobre o tempo que as Instituições disponibilizam para o professor.
Références
AFONSO, A. J. Avaliação Educacional. Recuperado em 11 julho, 2022, de https://gestrado.net.br/verbetes/avaliacao-educacional/
ESTEBAN, M. T. (2013). Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, M.T. (Org.). Escola, Currículo e avaliação (pp. 13-37). São Paulo: Cortez.
FREIRE, P. (2021). A importância do ato de ler em três artigos que se completam (52a. ed). São Paulo: Cortez editora.
GADOTTI, M. (2009). Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire.
SAUL, A. M. (2012). Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], n. 25, 17-24.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).