Educação artística no ensino superior: cenários pedagógicos durante e após a pandemia
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Educação artística
Ensino superior
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas

Résumé

Este texto apresenta um conjunto de práticas de formação para a educação artística ocorridas num contexto de ensino superior, partindo de um estudo de caso. São abordados conceitos relativos à educação artística e à sua importância para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo e descritos «cenários pedagógicos» de um contexto de formação de profissionais que atuam em diferentes espaços educativos, sociais, artísticos e culturais. Através de uma abordagem interpretativa, procura-se contribuir para o conhecimento sobre inovação pedagógica relativa a práticas ocorridas em tempo de pandemia e em tempo de regresso ao cotidiano acadêmico.

https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270
PDF (Português (Brasil))

Références

Busch, D., Klanten, R., & Hellige, H. (2013). The age of Collage. Contemporary collage in modern art. Gestalten.

Carmelo Rosa, M. (2010). A Educação Artística e o Sistema Educativo. Centro Nacional de Cultura.

Dewsbury, B. M., & Mermim, Z. (2021). Student Perceptions of the Institutional Response to an Untimely COVID-Driven Semester Disruption. International Journal of Learning and Teaching, 7 (2), 166–174. https://doi.org/10.18178/ijlt.7.2.166-174

Eça, T.T. (2010). A Educação Artística e as Prioridades Educativas no Início do Século XXI. Revista Iberoamericana de Educación, 52, 127–146.

Flores, M.A., Barros, A., Simão, A.M.V., Pereira, D., Flores, P., Fernandes, E., Costa, L., & Ferreira, P.C. (2021). Portuguese higher education students’ adaptation to online teaching and learning in times of the COVID-19 pandemic: personal and contextual factors. Higher Education. 83, 1389–1408. https://doi.org/10.1007/s10734-021-00748-x

Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação. Lusodidacta.

Gatti, B.A. (2020). Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados. 34(100), 29–4. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003

Hargreaves, D.J., Macdonald, R., & Miell, D. (2012). Musical Identities Mediate Musical Development. Oxford University Press.

Magueta, L.G., Sousa, J., & Milhano, S. (2022). O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo. In C. Mangas & J. Sousa (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp. 131-142). Almedina.

Milhano, S. (2021). In-service elementar classroom teachers training in the pedagogical use of technologies in music education. Proceedings of the International Conference on Future of Education. The International Institute of Knowledge Management. https://doi.org/10.17501/26307413.2021.4104

Milhano, S., Nogueira, F., & Correia, M. (2022). Educação artística: lugar de confluência do direito à educação, à cultura e às artes? Um olhar pré e pós crise pandémica. In F. González Alonso & A. Villafuerte Veja (Eds.), La dimensión transformadora del Derecho Educativo (pp. 77-90). RIIDE.

North, A. & Hargreaves, D. (2008). The Social and Applied Psychology of Music. Oxford University Press.

Ribeiro, M. (2018, 15 dezembro). Colagem, 33 artistas e uma obra [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=H4nTjAqMwpw

Rodrigues, F. (2011). Educação do Olhar. Chiado Editora.

UNESCO (2020). Education in a post-COVID world: Nine ideas for public action: International Commission on the Futures of Education. https://www.unesco.org/en/articles/education-post-covid-world-nine-ideas-public-action

Valente, J.A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, 4, 79–97. https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645

Vasconcelos, M.C. (2021). Práticas artísticas e transformação sociocultural. In M. Falcão, T. Leite & T.M. Pereira (Eds) Educação Artística 2010-2020 (pp.73-76). Escola Superior de Educação de Lisboa.

Yin, R. (2005). Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Bookman.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2023