Resumo
Era esperável que a primeira vez que a Revista Contemporânea de Educação apresentasse um dossiê sobre cinema e educação, o fizesse de um lugar mais amplo, que abarcasse, de um modo geral, uma multiplicidade de opções. Especificar este dossiê obedece a uma escolha prévia de uma forma específica de relação, a da hipótese de alteridade sugerida pelo ministro de Educação Jack Lang, no seu projeto de “fazer arte” nas escolas públicas da França entre 2000 e 2005. Bergala, como responsável pela consultoria de cinema, conseguiu condensar sua experiência e reflexão sobre o cinema como um “outro”, um estrangeiro que provoca a instituição escolar com o ato criativo. Ele fala no lugar do cineasta, do professor e do pesquisador. Neste dossiê, desejamos ler e dar a ler diversos diálogos entre os colegas e alunos sobre esta hipótese, eles indicam a fertilidade de uma proposta que abre horizontes e inspira a diversidade. Como afirma o poeta Bartolomeu Campos de Queirós, em um diálogo pessoal e tácito com Bergala: “a arte deve criar divergência, se produz convergência ou consenso não é arte, é dogma”.Referências
BERGALA, Alain. L'hipothèse cinéma. Petit traité de transmission du cinema à l'ecole et ailleurs, Paris: Cahiers du Cinema, 2006.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).