Anarquismo como modo de vida e Comunalismo Africano

Autores

Palavras-chave:

Anarquismo, Comunalismo Africano, Práxis Anarquista, Coletividade, Autogoverno

Resumo

A partir da reflexão trazida por Sam Mbah e I. E. Igariwey no livro Anarquismo Africano: A história de um movimento pretendemos atentar para a existência de elementos anarquistas em sociedades africanas tradicionais (pré-coloniais). Como livre associação entre as pessoas, igualitarismo, liberdade, coletividade, autogestão e horizontalidade caracterizam esses meios sociais provando aquilo que Mbah e Igariwey documentam em seu livro, a obviedade histórica de que governos nem sempre existiram, mas também de que a prática anarquista, ou o anarquismo como modo de vida pode ser encontrado em diferentes lugares, independente de suas formulações teóricas.

Biografia do Autor

Isadora Gonçalves França, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em História Comparada no Programa de Pós Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Área: História.

Referências

MBAH, Sam; IGARIWEI, I. E. (2018), Anarquismo Africano: A história de um Movimento. Rio de Janeiro: Rizoma Editorial.

MORAES, Wallace dos Santos de. (2018), 2013 Revolta dos Governados ou, para quem esteve presente, Revolta do Vinagre. Rio de Janeiro: FAPERJ.

BAKUNIN, Mikhail. (2008), O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo: Hedra.

BAKUNIN, Mikhail. (1980), Textos escolhidos: seleção e notas de Daniel Guérin. Porto Alegre: L&PM.

MORAES, Wallace dos Santos de. (2020b). CRÍTICA À ESTADOLATRIA: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA ANARQUISTA á PERSPECTIVA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL. Revista Teoliterária, v. 10, nº 21, p. 54-78. https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/49502/33244.

MORAES, Wallace de. (2020a). HISTORICÍDIO E AS NECROFILIAS COLONIALISTAS OUTROCIDAS – UMA CRÍTICA DECOLONIAL LIERTÁRIA. Otal. https://otal.ifcs.ufrj.br/uma-critica-decolonial-libertaria-historicidio-e-as-necrofilias-colonialistas-outrocidas-ncos/.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-04

Edição

Seção

Artigos