DA H(UMA)NIDADE ÀS HUMANIDADES: A FAVOR DAS COSMOVISÕES INDÍGENAS

Autores

Palavras-chave:

Indígenas, Cosmovisões, Decolonial, Humanidade, Mercadoria

Resumo

A partir do conceito de necropolítica proposto por Achille Mbembe, o presente estudo pretendeu abordar uma série de considerações feitas pelos indígenas Ailton Krenak e Davi Kopenawa em relação às subjetividades contemporâneas brancas, ou seja, sobre os modos de ser e estar coloniais no mundo atual. Para tanto, buscou-se evidenciar as cosmovisões que ambos os autores compartilham, em contraposição à uma ideia única e homogeneizante que os brancos (não-indígenas) possuem do planeta Terra. A partir de uma análise decolonial, realizou-se a investigação das noções de humanidade e generosidade como elementos fundamentais constituintes de cosmovisões indígenas, elaborados pelos autores em Ideias para adiar o fim do mundo e A queda do céu, respectivamente, em conjunto com a análise sobre a concepção de mercadoria proposta por ambos.

Biografia do Autor

Giovanna Pelliccione Girota de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É bacharel e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é aluna do curso de Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BONTEMPO, V.L. Achille Mbembe: a noção de necropolítica. In: Sapere aude – Belo Horizonte, v. 11 – n. 22, p. 558-572, Jul./Dez. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

DE MORAES, Wallace. A necrofilía colonialista outrocida (NOC) no Brasil. Revista Estudos Libertários.

FERRAZ, M. C. Genealogia, comunicação e cultura somática. Revista FAMECOS, mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v.20, n.1, pp. 163-178, janeiro/abril 2013.

KOPENAWA, ALBERT, B. D. A queda do céu: Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MBEMBE. A. Necropolítica. n-1 ediçoes. São Paulo, 2020.

MUCHAIL, S. Foucault: Uma introdução. Trans/Form/Ação. São Paulo, 3: 127-40. 1980.

___________. Foucault, Simplesmente. Edições Loyola, São Paulo, 2004.

OLIVEIRA, FERNANDES, V. V. Conflito armado entre garimpeiros e indígenas deixa feridos na Terra Yanomami. Boa Vista, em 10/05/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/05/10/conflito-armado-entre-garimpeiros-e-indigenas-deixa-feridos-na-terra-yanomami.ghtml>

O que é o marco temporal sobre terras indígenas: entenda o que está em jogo no julgamento do STF. Em 27/08/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/08/27/o-que-e-o-marco-temporal-sobre-terras-indigenas-entenda-o-que-esta-em-jogo-no-julgamento-do-stf.ghtml>

Downloads

Publicado

2022-04-04

Edição

Seção

Artigos