DA H(UMA)NIDADE ÀS HUMANIDADES: A FAVOR DAS COSMOVISÕES INDÍGENAS

Auteurs

Mots-clés :

Indígenas, Cosmovisões, Decolonial, Humanidade, Mercadoria

Résumé

A partir do conceito de necropolítica proposto por Achille Mbembe, o presente estudo pretendeu abordar uma série de considerações feitas pelos indígenas Ailton Krenak e Davi Kopenawa em relação às subjetividades contemporâneas brancas, ou seja, sobre os modos de ser e estar coloniais no mundo atual. Para tanto, buscou-se evidenciar as cosmovisões que ambos os autores compartilham, em contraposição à uma ideia única e homogeneizante que os brancos (não-indígenas) possuem do planeta Terra. A partir de uma análise decolonial, realizou-se a investigação das noções de humanidade e generosidade como elementos fundamentais constituintes de cosmovisões indígenas, elaborados pelos autores em Ideias para adiar o fim do mundo e A queda do céu, respectivamente, em conjunto com a análise sobre a concepção de mercadoria proposta por ambos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Giovanna Pelliccione Girota de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É bacharel e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é aluna do curso de Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Références

BONTEMPO, V.L. Achille Mbembe: a noção de necropolítica. In: Sapere aude – Belo Horizonte, v. 11 – n. 22, p. 558-572, Jul./Dez. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

DE MORAES, Wallace. A necrofilía colonialista outrocida (NOC) no Brasil. Revista Estudos Libertários.

FERRAZ, M. C. Genealogia, comunicação e cultura somática. Revista FAMECOS, mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v.20, n.1, pp. 163-178, janeiro/abril 2013.

KOPENAWA, ALBERT, B. D. A queda do céu: Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MBEMBE. A. Necropolítica. n-1 ediçoes. São Paulo, 2020.

MUCHAIL, S. Foucault: Uma introdução. Trans/Form/Ação. São Paulo, 3: 127-40. 1980.

___________. Foucault, Simplesmente. Edições Loyola, São Paulo, 2004.

OLIVEIRA, FERNANDES, V. V. Conflito armado entre garimpeiros e indígenas deixa feridos na Terra Yanomami. Boa Vista, em 10/05/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/05/10/conflito-armado-entre-garimpeiros-e-indigenas-deixa-feridos-na-terra-yanomami.ghtml>

O que é o marco temporal sobre terras indígenas: entenda o que está em jogo no julgamento do STF. Em 27/08/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/08/27/o-que-e-o-marco-temporal-sobre-terras-indigenas-entenda-o-que-esta-em-jogo-no-julgamento-do-stf.ghtml>

Téléchargements

Publiée

2022-04-04

Numéro

Rubrique

Artigos