A ATUAÇÃO DO COLETIVO O MAL-EDUCADO NAS MOBILIZAÇÕES ESTUDANTIS DE 2015\2016 EM SÃO PAULO: MINORIA ATIVA OU VANGUARDA?

Autores

  • Rafael Sá Rego de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O Coletivo O Mal-Educado teve uma participação fundamental nas mobilizações dos estudantes secundaristas em São Paulo que culminaram nas ocupações de escolas em 2015/2016. Essa pesquisa buscou compreender a atuação do coletivo O Mal-Educado para contribuir com uma leitura libertária das mobilizações estudantis em São Paulo. Partindo da hipótese de que a atuação do coletivo O Mal-Educado se aproximou mais da estratégia da minoria ativa, desenvolveu-se um breve debate sobre os conceitos e as estratégias de minoria ativa e de vanguarda. Apresentou-se, então, uma reconstrução das origens do coletivo O Mal-Educado e da sua atuação, durante as mobilizações estudantis de 2015-2016. Para, então, buscar identificar se a práxis desse coletivo se aproximou mais da estratégia da minoria ativa ou da vanguarda. Concluindo que a práxis do coletivo O Mal-Educado se aproximou mais da estratégia da minoria ativa.

Biografia do Autor

Rafael Sá Rego de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFF, atuando na rede pública estadual do Rio de Janeiro desde 2010, concluiu o mestrado em Geografia na UFF, em 2018, com uma pesquisa sobre as ocupações de escolas no estado do Rio de Janeiro no ano de 2016.

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Publicado

2024-04-13

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Artigos