A ATUAÇÃO DO COLETIVO O MAL-EDUCADO NAS MOBILIZAÇÕES ESTUDANTIS DE 2015\2016 EM SÃO PAULO: MINORIA ATIVA OU VANGUARDA?

Auteurs-es

  • Rafael Sá Rego de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Résumé

O Coletivo O Mal-Educado teve uma participação fundamental nas mobilizações dos estudantes secundaristas em São Paulo que culminaram nas ocupações de escolas em 2015/2016. Essa pesquisa buscou compreender a atuação do coletivo O Mal-Educado para contribuir com uma leitura libertária das mobilizações estudantis em São Paulo. Partindo da hipótese de que a atuação do coletivo O Mal-Educado se aproximou mais da estratégia da minoria ativa, desenvolveu-se um breve debate sobre os conceitos e as estratégias de minoria ativa e de vanguarda. Apresentou-se, então, uma reconstrução das origens do coletivo O Mal-Educado e da sua atuação, durante as mobilizações estudantis de 2015-2016. Para, então, buscar identificar se a práxis desse coletivo se aproximou mais da estratégia da minoria ativa ou da vanguarda. Concluindo que a práxis do coletivo O Mal-Educado se aproximou mais da estratégia da minoria ativa.

Biographie de l'auteur-e

Rafael Sá Rego de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFF, atuando na rede pública estadual do Rio de Janeiro desde 2010, concluiu o mestrado em Geografia na UFF, em 2018, com uma pesquisa sobre as ocupações de escolas no estado do Rio de Janeiro no ano de 2016.

Références

AZEVEDO, Rafael. (2018), “A Escola é Nossa”: uma abordagem territorial da experiência das escolas ocupadas. Dissertação (mestrado em geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói. 174f. DOI: http://dx.doi.org/10.22409/POSGEO.2018.m.12841060713.

BOOCKCHIN, Murray. (2010), Grupos de afinidade. In: Ecologia social e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora Achiamé, pp.75-77.

CAMPOS, A.; MEDEIROS, J. e RIBEIRO, M. (2016) Escolas de luta. São Paulo: Veneta.

CAMPOS, Antonia. (2019), Escolas de luta, ladrões de merenda: dois momentos das ocupações secundaristas em São Paulo. In: Ocupar e resistir: movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil (2015-2016). São Paulo: Editora 34, pp.79-102.

CORRÊA, Felipe. (2015) Bandeira negra: rediscutindo o anarquismo. Curitiba: Editora Prismas.

FARJ. (2009), Anarquismo social e organização. São Paulo: Faísca Publicações Libertárias.

______. Nossa concepção de organização anarquista. Disponível em: https://anarquismorj.wordpress.com/textos-e-documentos/textos-da-farj/nossa-concepcao-org-anarquista-farj/. Último acesso em: 0162021.

FERNANDES, Florestan. (1978) Apresentação. In: Que fazer? As questões palpitantes do nosso movimento. São Paulo: Editora Hucitec, pp.VII-XV.

FREEMAN, Jo. A tirania da falta de estrutura. 1970. Disponível em: https://www.nodo50.org/insurgentes/textos/autonomia/21tirania.htm. Último acesso em: 0162021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Recurso digital. Livro eletrônico. E-book Kindle.

_____________. (2017) A importância do ato de ler [livro eletrônico]: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez. E-book Kindle.

_____________. (2020), Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de JaneiroSão Paulo: Paz e Terra.

GOHN, Maria da Glória. (2019), Participação e Democracia no Brasil: da década de 1960 aos impactos pós-junho de 2013. Petrópolis, RJ: Vozes.

HOTIMSKY, Marcelo. MARTINS, Caio. CORDEIRO Leonardo. MANDETTA Luiza.

A experiência da Poligremia – autocrítica em busca de um sentido histórico no movimento secundarista - 21/06/2012. Disponível em: https://passapalavra.info/2012/06/60822/. Último Acesso em: 2562021.

LENIN, V.I. (1978) Que fazer? As questões palpitantes do nosso movimento. São Paulo: Editora Hucitec.

MPL – São Paulo. (2023), Não começou em Salvador, não vai terminar em São Paulo. In: Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, pp.13-18.

O Mal-Educado. Como Ocupar um Colégio? Disponível em: https://passapalavra.info/2013/11/88913/. Último Acesso em: 2562021.

POLESE, Pablo. A esquerda mal educada. Disponível em: https://passapalavra.info/2016/07/108872/. Último Acesso em: 2562021.

SAMIS, Alexandre e ALVES, Robson. (2015) Organização política anarquista: críticas, autocríticas e aprendizados. In: Revista da Biblioteca Terra Livre - ano II, nº 3. Disponível em: https://revistabtl.noblogs.org/files/2015/09/revista.pdf Último acesso em: 1782021.

SENRA, R. (2015), Cartilha argentina guia estudantes que ocupam escolas paulistas. Site G1, publicado 24/11/2015. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/11/cartilha-argentina-guia-estudantes-que-ocupam-escolas-paulistas.html Último Acesso em: 2562021.

SILVA, Pedro Dumont de Carvalho. (2018), As ocupações secundaristas em São Paulo, 2015: influencias, estratégias e táticas. Monografia para conclusão do Curso de Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

SOUZA, Marcelo Lopes de. (2017), Por uma geografia libertária. Rio de Janeiro: Consequência Editora.

Téléchargements

Publié-e

2024-04-13

Numéro

Rubrique

Artigos