A ESTÉTICA DA BRANQUITUDE E A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS NO AUDIOVISUAL
DOI:
https://doi.org/10.59488/03Resumo
O presente artigo pretende discorrer sobre como a ideologia do branqueamento no audiovisual culminou em uma estética da branquitude que influencia a forma como pessoas negras são retratadas nas telas brasileiras. Analisando os principais estereótipos atribuídos a pessoas negras e obras que os retratam e também fazendo uso de textos com temas que permeiam a colonialidade, cultura, interseccionalidade e cinema e audiovisual. Em contrapartida a esse cenário, são expostos alguns filmes do Cinema Negro Brasileiro e sua importância fundamental na ressignificação das representações de pessoas negras. O trabalho se baseia na importância que o audiovisual tem na formação das imagens que o povo brasileiro concebe como verdadeiras, considerando o poder que uma imagem estereotipada tem de influenciar negativamente a vida de pessoas negras. Espera-se que portas se abram para que obras de cineastas negros venham ao mundo e ajudem no trabalho de humanizar a representação de pessoas negras na TV ou no cinema.
Palavras Chave: audiovisual; representação; ideologia do branqueamento; estereótipos; decolonialidade;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thaíssa Macêdo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.