A ESTÉTICA DA BRANQUITUDE E A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS NO AUDIOVISUAL
DOI:
https://doi.org/10.59488/03Abstract
O presente artigo pretende discorrer sobre como a ideologia do branqueamento no audiovisual culminou em uma estética da branquitude que influencia a forma como pessoas negras são retratadas nas telas brasileiras. Analisando os principais estereótipos atribuídos a pessoas negras e obras que os retratam e também fazendo uso de textos com temas que permeiam a colonialidade, cultura, interseccionalidade e cinema e audiovisual. Em contrapartida a esse cenário, são expostos alguns filmes do Cinema Negro Brasileiro e sua importância fundamental na ressignificação das representações de pessoas negras. O trabalho se baseia na importância que o audiovisual tem na formação das imagens que o povo brasileiro concebe como verdadeiras, considerando o poder que uma imagem estereotipada tem de influenciar negativamente a vida de pessoas negras. Espera-se que portas se abram para que obras de cineastas negros venham ao mundo e ajudem no trabalho de humanizar a representação de pessoas negras na TV ou no cinema.
Palavras Chave: audiovisual; representação; ideologia do branqueamento; estereótipos; decolonialidade;
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Thaíssa Macêdo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
