ÉDOUARD GLISSANT
O imprevisível como resultado da relação
DOI:
https://doi.org/10.59488/04Resumo
Este trabalho visa propor uma relação entre os ecos do Surrealismo Antilhano tendo como foco principal uma apresentação do Filosofo, poeta e romancista martinicano, Édouard Glissant. Desejará ressaltar a aproximação do intelectual a pensadores como Frantz Fanon, Deleuze e Guatarri, como também, a aproximação, no Lycée Scheolder, em Fort de France, capital da Martinica, com pensamentos anticoloniais e do surrealismo trazidos por Aimé Césaire. A pesquisa busca, principalmente, viabilizar um entendimento para a base do que o intelectual chama de Crioulização e todo seu entendimento por uma Estética da diversidade e como isso resulta, materialmente e subjetivamente, no povo martinicano. Filósofo, poeta e romancista, nascido em 1928 na Martinica, Édouard Glissant propõe um olhar filosófico através da relação, do caos, do diverso, da identidade Rizoma, da critica à logica do universal e do conflito dualista hierárquico da filosofia Ocidental para chegar ao processo que nos é dado como a crioulização.. Um conceito que parte do caos para o imprevisível para que possamos entender a relação entre as culturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.