ÉDOUARD GLISSANT
O imprevisível como resultado da relação
DOI :
https://doi.org/10.59488/04Résumé
Este trabalho visa propor uma relação entre os ecos do Surrealismo Antilhano tendo como foco principal uma apresentação do Filosofo, poeta e romancista martinicano, Édouard Glissant. Desejará ressaltar a aproximação do intelectual a pensadores como Frantz Fanon, Deleuze e Guatarri, como também, a aproximação, no Lycée Scheolder, em Fort de France, capital da Martinica, com pensamentos anticoloniais e do surrealismo trazidos por Aimé Césaire. A pesquisa busca, principalmente, viabilizar um entendimento para a base do que o intelectual chama de Crioulização e todo seu entendimento por uma Estética da diversidade e como isso resulta, materialmente e subjetivamente, no povo martinicano. Filósofo, poeta e romancista, nascido em 1928 na Martinica, Édouard Glissant propõe um olhar filosófico através da relação, do caos, do diverso, da identidade Rizoma, da critica à logica do universal e do conflito dualista hierárquico da filosofia Ocidental para chegar ao processo que nos é dado como a crioulização.. Um conceito que parte do caos para o imprevisível para que possamos entender a relação entre as culturas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Matheus Teixeira 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

