TRANSFORMANDO ESPAÇOS: UMA DENÚNCIA SOBRE O SILENCIAMENTO HISTÓRICO-EPISTÊMICO DA IDENTIDADE AFRO-PINDORAMICA E SEUS REFLEXOS NO ATUAL SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.59488/854Resumo
O presente artigo visa criticar o atual modelo de ensino do Brasil, especialmente ao que cabe ao apagamento das contribuições afro-pindoramicas na formação da identidade nacional. Para isso, os mecanismos pedagógicos de controle dos corpos se tornaram objeto de análise comprobatória de que a subalternização é parte de um legado histórico de extermínio de sujeitos racial e economicamente marcados. A princípio, a partir da análise de novas tentativas de expressão e resistência de povos negros, o artigo visa questionar o que realmente faz parte do ideário pindoramico e àquilo que foi construído através da perspectiva do dominador. Desse modo, é preciso debater acerca do processo de ascensão de regimes conservadores e de extermínio, a fim de resgatar e visibilizar histórias e saberes oprimidos, além de colocar a educação como principal meio transformação de espaços, sendo assim capaz de produzir - e reproduzir - desigualdades, bem como de revertê-las.
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