TRANSFORMANDO ESPAÇOS: UMA DENÚNCIA SOBRE O SILENCIAMENTO HISTÓRICO-EPISTÊMICO DA IDENTIDADE AFRO-PINDORAMICA E SEUS REFLEXOS NO ATUAL SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.59488/854Abstract
O presente artigo visa criticar o atual modelo de ensino do Brasil, especialmente ao que cabe ao apagamento das contribuições afro-pindoramicas na formação da identidade nacional. Para isso, os mecanismos pedagógicos de controle dos corpos se tornaram objeto de análise comprobatória de que a subalternização é parte de um legado histórico de extermínio de sujeitos racial e economicamente marcados. A princípio, a partir da análise de novas tentativas de expressão e resistência de povos negros, o artigo visa questionar o que realmente faz parte do ideário pindoramico e àquilo que foi construído através da perspectiva do dominador. Desse modo, é preciso debater acerca do processo de ascensão de regimes conservadores e de extermínio, a fim de resgatar e visibilizar histórias e saberes oprimidos, além de colocar a educação como principal meio transformação de espaços, sendo assim capaz de produzir - e reproduzir - desigualdades, bem como de revertê-las.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Luiza Rodrigues Gomes

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
