REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO DECOLONIAL ALINHADOS AO PENSAMENTO INDÍGENA BRASILEIRO
Abstract
Este presente trabalho tem por objetivo analisar criticamente a visão de mundo Estadológica e moderna, perpetuada pela produção científica ocidental. Sob uma ótica libertária, decolonial e ressaltando a influência do anarquismo, serão utilizadas como referências indígenas brasileiras as obras de Ailton Krenak e Davi Kopenawa, onde os autores apresentam suas cosmovisões específicas.Riferimenti bibliografici
FANON, Frantz. (1968), O condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
KRENAK, Ailton. (2019), Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras.
KOPENAWA, Davi; & ALBERT. Bruce. (2015), Paixão pela mercadoria In: A queda do céu: palavras de um xamã yanomami; São Paulo; Companhia das Letras; pp. 406 - 420.
MBEMBE, Achille. (2016) Necropolítica. Em debate: Rev. Arte & Ensaios, e-ISSN: 2448-3338, Rio de Janeiro, n.32, p. 122-151.
DE MORAES, W. (2020a). AS ORIGENS DO NECRO-RACISTA-ESTADO NO BRASIL CRÍTICA DESDE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL & LIBERTÁRIA. Revista Estudos Libertários, 2(6), 5/27.
https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/39358
______________(2021), Aula sobre o pensamento do Davi Kopenawa sobre a Paixão pela mercadoria do prof. Wallace de Moraes (2021). Canal CPDEL UFRJ Decolonial Libertário e Antirracista!. https://www.youtube.com/watch?v=3nHb1CoXru4&t=5447s
______________(2020b). CRÍTICA À ESTADOLATRIA: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA ANARQUISTA À PERSPECTIVA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL. Revista Teoliterária, 10(21), 54/78. https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/49502
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.