EPISTEMOLOGIA PERIFÉRICA DE LIBERTAÇÃO
Racionais MC’s e a Cultura de Luta Antirracista nas Periferias Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.59488/32Abstract
O artigo analisa como os Racionais MC’s, por meio de sua produção político-artística, constroem uma epistemologia periférica libertadora e promovem uma cultura de luta antirracista no Brasil contemporâneo. A partir do pensamento de Amílcar Cabral sobre cultura e libertação e dos estudos de Thayara de Lima e D’Andrea, discute-se a atuação do grupo como intelectuais orgânicos das periferias urbanas. Argumenta-se que suas músicas configuram práticas educativas insurgentes, que denunciam o racismo estrutural, produzem consciência crítica e fortalecem a identidade negra. A metodologia qualitativa baseia-se em análise bibliográfica e interpretativa de letras de músicas, discursos e entrevistas. Ao reconhecer a centralidade da cultura na formação política, o estudo evidencia que a obra dos Racionais MC’s contribui para a valorização dos saberes periféricos como formas legítimas de conhecimento e para a construção de uma pedagogia antirracista enraizada nas experiências das populações marginalizadas.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Melina Sousa da Rocha

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

