(DE)COLONIALIDADE E UNIVERSIDADE: UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA EM DIREÇÃO À PLURIVERSIDADE TRANSMODERNA

Autores

Palavras-chave:

Colonialidade, racismo, pesquisa quali-quantitativa, tese da discrepância, pluriversidade.

Resumo

O presente artigo trabalha com a tese de que o Racismo Institucional é constitutivo da Universidade como hoje a concebemos, enquanto instituição ocidentalizada. Desse modo, tal Racismo Epistêmico atribui diferentes graus de pertinência entre autores “canônicos” e decoloniais. Assim, tal discrepância na atribuição de relevância pode ser constatada por meio dos marcadores quantitativos de distinção acadêmica. A seção qualitativa do presente trabalho visa elucidar temas e conceitos caros ao pensamento decolonial. A seção quantitativa, por sua vez, lança mão de análises estatísticas oferecidas pela plataforma Google Acadêmico, a saber, quantidade total de resultados de/sobre cada autor, seu número total de citações, Índices H e i10, a fim de investigar a tese da discrepância. Por fim, discute-se os resultados e possíveis alternativas à luz do pensamento decolonial-libertário.

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Publicado

2023-08-26

Edição

Seção

Artigos