Recriando cotidianos possíveis: construção de estratégias de apoio entre docentes e estudantes de graduação em Terapia Ocupacional em tempos de pandemia/Recreating possible everday lifes: building support strategies between teachers and graduate students in occupational therapy in pandemic times

Melissa Ribeiro Teixeira, Catarina Magalhães Dahl

Resumo


O início de 2020 foi marcado pela pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) em nível mundial. Neste cenário, diversas instituições de ensino interromperam as atividades letivas, o que representou o adiamento de diferentes projetos, tanto acadêmicos, quanto de futuro (formatura, pós-graduação e inserção no mercado de trabalho). O artigo visa relatar os desafios impostos à comunidade acadêmica pelo distanciamento social e delinear possíveis estratégias de apoio entre docentes, terapeutas ocupacionais e discentes de um curso de graduação em Terapia Ocupacional. Aponta a adaptação de propostas de manutenção de algumas atividades acadêmicas, sensíveis às diferentes realidades dos estudantes, como estratégia para reestruturação da rotina no período de reclusão. Nesse sentido, a reorganização da rotina pode favorecer a ressignificação do cotidiano no cenário da pandemia, de intensificação da comunicação virtual e da eclosão do ethos social individualista. O mapeamento da situação dos discentes, as ações de autocuidado e a oferta de suporte remoto para acolhimento/ acompanhamento de estudantes que manifestaram sofrimento frente à pandemia e à interrupção das atividades letivas foram algumas das estratégias para oferta de apoio psicossocial deste coletivo. Em tempos de pandemia, a reinvenção de nossa cotidianidade é um imperativo ético para reafirmarmos nossos projetos de vida e fortalecermos a esperança em futuro menos aterrador.

Abstract

The beginning of 2020 was marked by the pandemic of the disease caused by the new coronavirus (COVID-19) worldwide. In this scenario, several educational institutions interrupted academics activities, which represented the suspension of different projects, both academic and future accomplishments (graduation, post-graduation and insertion in the labor market). This article aims to report the challenges imposed by social distancing to the academic community and outline possible support strategies between professors, occupational therapists and undergraduate students of Occupational Therapy. It points to the need of adapting proposals to maintain some academic activities, sensitive to the different realities of the students, as a strategy for restructuring the routine in the period of social distancing. In this sense, the reorganization of the routine can favor the re-signification of daily life in the pandemic scenario, the intensification of virtual communication and of the worsening of an individualistic social ethos. The mapping of the students' situation, self-care actions and remote support for accompanying students who were suffering in face of the pandemic, and also the interruption of academics activities were some of the strategies for offering psychosocial support for this group. In times of pandemic, the reinvention of our daily lives is an ethical imperative to reassure life projects and strengthen hope for a less terrifying future.

Keywords: COVID-19; psychosocial support; daily life; higher education; Occupational therapy.

 

Resumen

El comienzo de 2020 estuvo marcado por la pandemia de la enfermedad causada por el nuevo coronavirus (COVID-19) en todo el mundo. En este escenario, varias instituciones universitarias interrumpieron las actividades académicas, lo que representó el aplazamiento de diferentes proyectos, tanto académicos como de futuro (graduación, posgrado e inserción en el mercado laboral). El artículo tiene como objetivo informar los desafíos impuestos a la comunidad académica por el distanciamiento social y esbozar posibles estrategias de apoyo entre profesores, terapeutas ocupacionales y estudiantes de un curso de graduación en Terapia Ocupacional. Señala la adaptación de propuestas para mantener algunas actividades académicas, sensibles a las diferentes realidades de los estudiantes, como una estrategia para reestructurar la rutina en el período de reclusión. En este sentido, la reorganización de la rutina puede favorecer la reasignación de la vida cotidiana en el escenario de la pandemia, la intensificación de la comunicación virtual y el surgimiento del ethos social individualista. El mapeo de la situación de los estudiantes, las acciones de autocuidado y la oferta de apoyo remoto para dar acogida / acompañamiento a los estudiantes que expresaron su sufrimiento ante la pandemia y la interrupción de las actividades académicas fueron algunas de las estrategias para ofrecer apoyo psicosocial a este grupo. En tiempos de pandemia, la reinvención de nuestra vida cotidiana es un imperativo ético para reafirmar nuestros proyectos de vida y fortalecer la esperanza de un futuro menos aterrador.

Palabras clave: COVID-19; apoyo psicosocial; cotidiano; educación universitaria; Terapia ocupacional.

 


Palavras-chave


COVID-19; apoio psicossocial; cotidiano; educação superior

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DOI: https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34425

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