Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto39265

Palavras-chave:

Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.

Resumo

Contextualização: Buscamos aqui descrever e analisar uma ação prática da Terapia Ocupacional e da Psicologia, que teve como foco desenvolver uma atividade em grupo com jovens universitários para suscitar o debate das relações raciais na universidade. Processo de intervenção/Acompanhamento: Foi realizada uma atividade em grupo sob o título Corpos negros na universidade: diálogos sobre o enfrentamento do racismo institucional. Análise crítica da prática: Afirmamos que a atividade realizada tornou possível a construção de um momento de diálogo e reflexão, fomentando, junto aos jovens negros e não-negros, questões latentes em nossa dinâmica social e racial, buscando o fortalecimento de práticas antirracistas, através de movimentos de empoderamento e tomada de consciência. Síntese das considerações: A Terapia Ocupacional e a Psicologia em atuação interdisciplinar podem tornar possível o fomento de espaços na universidade para o debate crítico de temáticas sociais. 

Palavras-chave: Racismo. Ensino Superior. Grupo com Ancestrais do Continente Africano. 

 

Abstract

Contextualization: We seek here to describe and analyze a practical action of Occupational Therapy and Psychology that focused on developing a group activity with young university students for the debate on race relations at the university. Intervention / Follow-up process: A group activity was carried out under the title Black bodies at university: dialogues about the fight against institutional racism. Critical analysis of the practice: We affirm that the activity carried out made it possible to build a moment of dialogue and reflection, fostering with black and non-black young people latent issues in our social and racial dynamics, seeking the strengthening of anti-racist practices, through empowerment and awareness movements. Summary of considerations: Occupational Therapy and Psychology in interdisciplinary action can make possible the promotion of spaces at the university for critical debate about social thematic.

Keywords: Racism. Higher Education. African Continental Ancestry Group. 

 

Resumen

Contextualización: Buscamos aquí describir y analizar una acción práctica de Terapia Ocupacional y Psicología que se centró en el desarrollo de una actividad grupal con jóvenes universitarios para el debate sobre las relaciones raciales en la universidad. Intervención/ Proceso de seguimiento: Se realizó una actividad grupal titulada Cuerpos negros en la universidad: diálogos sobre el enfrentamiento al racismo institucional. Análisis crítico de la práctica: Afirmamos que la actividad hizo posible la construcción de un momento de diálogo y reflexion, fomentando con jóvenes negros y no negros temas latentes en nuestras dinámicas sociales y raciales, buscando el fortalecimiento de las prácticas antirracistas, a través del empoderamiento y los movimientos de toma de consciencia. Resumen de consideraciones: La Terapia Ocupacional y la Psicología en la acción interdisciplinar pueden permitir propiciar espacios en la universidad para el debate crítico sobre temas sociales.

Palabras clave: Racismo. Educación Superior. Grupo de Ascendencia Continental Africana. 

Biografia do Autor

Magno Nunes Farias, Universidade de Brasília - UnB

Docente da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia. Terapeuta Ocupacional (UnB), Mestre em Educação (UFG) e Doutor em Educação UFSCar. Integra o Núcleo Metuia Cerrado - FCE/UnB e o Grupo de Pesquisa "Cidadania, Ação Social, Educação e Terapia Ocupacional"do Metuia - UFSCar.

Heitor Abadio Vicente, Universidade de Brasília - UnB

Psicólogo (UFG), Mestre em Educação (UFG), Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília - UnB, Especialista em Ensino de Infância e Direitos Humanos. Psicólogo Escolar/Educacional na Unidade Integrada SESI/SENAI Catalão - GO. Membro da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) e da ANPSINEP (Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) de Relações Raciais e Subjetividade).

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Publicado

01-02-2022

Edição

Seção

Análise da Prática