Análise de jogos e brincadeiras para o contexto hospitalar/ Analysis of games and play activities for the hospital context

Autores

  • Sofia Régis Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Ana Paula Martins Cazeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto4639

Palavras-chave:

criança hospitalizada, Jogos e brinquedos, Terapia ocupacional.

Resumo

A criança hospitalizada enfrenta um momento de adaptação durante todo o processo de internação, durante o qual o medo e a insegurança podem estar presentes. Por resgatar situações comuns à infância, o brincar pode favorecer a intervenção terapêutica. A partir desse pressuposto, o presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar brincadeiras que possam ser utilizadas em enfermarias pediátricas. Para isso, tendo-se em mente os cuidados necessários para a prevenção de infecção, foram selecionados brinquedos considerados adequados ao contexto hospitalar, os quais foram manuseados e experimentados pela pesquisadora, visando identificar suas características e descrevê-las por meio de um roteiro de análise que incluía seis itens, sendo eles: descrição da brincadeira, tipo de brinquedo, aspectos relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem, variações, adaptações e higienização. Assim, foram analisadas 14 brincadeiras, sendo que sete podem ser realizadas individualmente ou em dupla com o acompanhante/terapeuta ocupacional e sete podem, além disso, ser realizadas em dupla ou grupo com outros pacientes. Com este trabalho, observou-se a importância de o terapeuta ocupacional experimentar e analisar as atividades, pois este é um meio de conhecer melhor as brincadeiras a serem oferecidos às crianças, possibilitando que o material utilizado como recurso terapêutico seja adequado às necessidades e características das crianças hospitalizadas e do ambiente hospitalar.

 

Biografia do Autor

Sofia Régis Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Paula Martins Cazeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

29-04-2017

Edição

Seção

Artigo Original