Proposta de um guia educativo sobre envelhecimento ativo e estimulação cognitiva para idosos/Proposal for an educational guide on active aging and cognitive stimulation for the elderly

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto53872

Palavras-chave:

Promoção da saúde. Educação em Saúde. Envelhecimento. Estimulação Cognitiva.

Resumo

Objetivo: Construir e validar um guia educativo para favorecer a estimulação cognitiva de idosos. Método: As etapas para a elaboração do material educativo consistiram na sistematização do conteúdo, através de análise narrativa da literatura. Após a revisão e a definição do conteúdo, foram propostas as ilustrações, layout e design, com a diagramação do guia educativo. A versão preliminar foi submetida a processo de validação, com utilização de formulário para a análise do conteúdo, linguagem e design. Contou-se com a colaboração de oito juízes com conhecimento em envelhecimento, cognição, educação em saúde, tecnologias educativas e/ou validação de instrumentos. Após essa etapa, foram realizadas as modificações, a diagramação e versão final do guia. Resultados: O guia foi validado através do Índice de Validade de Conteúdo, com pontuação 0,83. Os juízes fizeram considerações acerca da diminuição de conteúdo teórico, disposição e utilização de ilustrações, mudanças no layout e design e alterações de termos. O guia foi corrigido e sua versão final contém sessenta páginas, com dimensão no formato A4 de 21cmx29,7cm, incluindo o aporte técnico-científico sobre envelhecimento, envelhecimento ativo, cognição, estimulação cognitiva e funções cognitivas, incluindo, também, as orientações, a seleção das atividades e as principais funções cognitivas que seriam estimuladas através das atividades propostas. Conclusão: Materiais como esses contribuem no processo de educação em saúde e estimulação do protagonismo do público-alvo no autocuidado e gerenciamento de saúde e seu emprego é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que considera os diversos determinantes e autores envolvidos na saúde da pessoa idosa

Palavras-chave: Promoção da saúde. Educação em Saúde. Envelhecimento. Estimulação Cognitiva

 

Abstract

Objective: To build and validate an educational guide to promote cognitive stimulation in the elderly. Method: The steps for the elaboration of the educational material consisted of the systematization of the content, through narrative analysis of the literature. After reviewing and defining the content, the illustrations, layout and design were proposed with the diagramming of the educational guide. The preliminary version underwent a validation process, using a form to analyze the content, language and design. It had the collaboration of eight judges with knowledge in aging, cognition, health education, educational technologies and/or instrument validation. After this step, the modifications were carried out and the layout and final version of the guide were carried out. Results: The guide was validated through the Content Validity Index, with a score of 0.83. The judges made considerations about the reduction of theoretical content, arrangement and use of illustrations, changes in layout and design, and changes in terms. The guide has been corrected and its final version contains sixty pages, with an A4 size of 21cmx29.7cm, including the technical-scientific contribution on aging, active aging, cognition, cognitive stimulation and cognitive functions, including guidelines, selection activities and the main cognitive functions that would be stimulated through the proposed activities. Conclusion: Materials such as these contribute to the process of health education and stimulation of the target audience's role in self-care and health management, and their use is recommended by the World Health Organization, which considers the various determinants and authors involved in the person's health old woman.

Keywords: Health Promotion. Health education. Aging. Cognitive Stimulation

Biografia do Autor

Andrezza Marques Duque, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Sergipe (Campus Lagarto). Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2007). Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva (PPGISC/UFPE 2011) e Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UFS 2019). Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath - Adulto. Foi Professora Auxiliar 1 do Curso de Terapia Ocupacional/UFPE (2010/2011). Tem interesse nos seguintes temas: Saúde Pública; Epidemiologia; Análise Espacial; Saúde do Idoso e Envelhecimento; Terapia Ocupacional e Envelhecimento.

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Publicado

30-11-2022

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Artigo Original