Estratégias para abordar os procedimentos hospitalares com crianças em enfermaria pediátrica

Strategies to approach hospital procedures whit children in a pediatric ward

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto57316

Palavras-chave:

Criança. Terapia Ocupacional. Hospitalização.

Resumo

Contextualização: Nesta análise de prática foi realizada uma apresentação de recursos construídos na experiência de estágio obrigatório na enfermaria pediátrica geral e da hematologia de um hospital público. Processo de intervenção/Acompanhamento: A proposta teve a participação de crianças de três a oito anos e recursos como estrela da espera, prancha como estou me sentindo, roleta de sentimentos e estórias. Análise crítica da prática: Procurou-se relacionar o engajamento, expressão de sentimentos e protagonismo das crianças. Os materiais construídos permitiram trocas e puderam contribuir com as discussões da prática da terapia ocupacional na infância. Houve ganhos para as estagiárias e limitações como não abranger o público adolescente. Síntese das considerações: A Terapia Ocupacional pode contribuir com o protagonismo das crianças e criação de recursos para a compreensão do processo de tratamento, além de desenvolver o raciocínio profissional na formação discente.

Palavras-chave: Criança. Terapia Ocupacional. Hospitalização.

Biografia do Autor

Olivia Souza Agostini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional. Atua na área infantil nos seguintes temas: avaliação, validação de instrumentos, desenvolvimento, deficiência, prematuridade, neonatologia, transtornos do desenvovimento e de aprendizagem (Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação), integração sensorial, Cuidado centrado na família, Pesquisa com crianças e adolescente como sujeitos. Contexto hospitalar e cuidados paliativos pediátricos.

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Publicado

01-02-2024