Territorializando as experiências juvenis: interfaces entre o projeto juventude(s) e o sintonizando na transformação/Territorializing youth experiences: interfaces between the juventude(s) project and sintonizando na tranformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto57651

Palavras-chave:

Juventude. Abordagens territoriais e comunitárias. Arte-cultura. Terapia Ocupacional

Resumo

Este ensaio fotográfico propõe pensar algumas abordagens territoriais e comunitárias em Terapia Ocupacional com jovens em dois projetos distintos - o Juventude(S) e o Sintonizando na Transformação. Ambos atuam com jovens - estudantes de escola pública e moradores de um conjunto de favelas no Rio de Janeiro e jovens em conflito com a lei após cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade em Campinas/SP. Iniciamos apresentando os dois projetos bem como os distintos territórios em que eles ocorrem. Em seguida, procuramos estabelecer, a partir das imagens dos projetos, um diálogo sobre as experiências cujas reflexões direcionam-se para as ações territoriais e comunitárias em terapia ocupacional.

Palavras-chave: Juventude. Abordagens territoriais e comunitárias. Arte-cultura. Terapia Ocupacional


Abstract

This photo essay proposes thinking about some territorial and community approaches in Occupational Therapy with young people in two different projetcs - the Juventude(S) and Sintonizando na Transformação. Both work with young people - public school students and residents of a group of favelas in Rio de Janeiro and young people in conflict with the law after complying with the socio-educational measure of Assisted Freedom in Campinas/SP. We begin by presenting the two projects as well as the different territories in which they take place. Next, we try to establish, based on the images of teh projects, a dialogue about the experiences whose reflections are directed towards territorial and community actions in occupational therapy.

Keywords: Young. Territorial and Community approaches. Art culture. Occupational Therapy


Resumen

Este ensayo fotográfico propone pensar algunos abordajes territoriales y comunitarias con jóvenes en dos proyectos diferentes - el Juventude(S) y Sintonizando en la Transformación. Ambos trabajan con jóvenes - estudiantes de escuelas públicas y residentes de un conjunto de favelas en Rio de Janeiro y jóvenes en conflicto con la ley luego de cumplir con la medida socioeducativa de Libertad Asistida y Prestación de Servicios a la Comunidad en Campinas/SP. Comenzamos presentando los dos proyectos así como los diferentes territorios en los que se desarrollan. A continuación, tratamos de establecer, a partir de las imágenes de los proyectos, un diálogo sobre las experiencias cuyas reflexiones se orientan hacia acciones territoriales y comunitarias en terapia ocupacional

Palabras clave: Juventud. Enfoques territoriales y comunitarios. Cultura artística. Terapia ocupacional

Biografia do Autor

Beatriz Akemi Takeiti, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, em 2000. Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, em 2003 e Doutora pelo mesmo Programa (2014). Foi docente do Centro Universitário São Camilo (2011-2012). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ e foi Coordenadora de Curso 2015-2016. Já ocupou cargo de coordenador e docente no Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, período de 2006-2011. Foi membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNIARA, de 2009-2010. Também atuou como docente (em caráter temporário) na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2006) e na Universidade de São Paulo, USP-RP, campus Ribeirão Preto (2004). Também atuou como terapeuta ocupacional no Centro de Atenção aos Maus-tratos na Infância (CRAMI/CEDECA/Campinas) e no Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC).Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no campo social, atuando principalmente nos seguintes eixos: crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e desfiliação social, jovens autores de ato infracional, população em situação de rua, ações territoriais, educação, violência e cultura juvenil.

Larissa Mazzotti Santamaria, Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas - COMEC e Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Inclusão Social.

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e especialização em Violência Doméstica contra Criança e o Adolescente pela Unisal Campinas. Atualmente realiza o mestrado profissional em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social pela FMUSP. Apresenta experiência na área Terapia Ocupacional Social na politica de Assistência Social - média complexidade - Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento da Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida. Trabalha na coordenação da OSC Centro de Orientação ao Adolescente (COMEC), compõe o Comitê Gestor do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE) e integra a Comunidade de Práticas Terapia Ocupacional no SUAS.

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Publicado

15-08-2023